Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/682
Title: Conhecimento, atitude e prática dos cuidadores de crianças e adolescentes em diálise peritoneal atendidas em hospital de referência do Recife, Brasil
Authors: PEREIRA, Ana Clara de Melo
SENA, Allyne
MELO, Rayanny Mirelly de Lima
CAMINHA, Maria de Fátima Costa
BATISTA, Alexciana Farias
SALES, Clécia Cristiane da Silva
Keywords: Conhecimentos
Atitudes e práticas em saúde
Cuidadores
Educação
Issue Date: 2015
Abstract: Cenário: A doença renal crônica traz implicações no desenvolvimento mental e emocional da criança e adolescente. Os cuidados ultrapassam as extensões hospitalares, necessitando então de cuidadores conscientes para prestação dessa assistência. Objetivo: Descrever o conhecimento, atitude e prática dos cuidadores de crianças e adolescentes em diálise peritoneal (DP) atendidos na Unidade Renal Pediátrica em hospital de referência da cidade do Recife. Método: Estudo do tipo Conhecimento, Atitude e Prática (CAP) que foi realizado em uma Unidade Renal Pediátrica de Hospital referenciado pelo Sistema Único de Saúde em Pernambuco, Brasil com 17 cuidadores de crianças e adolescentes através de questionário contendo dados sociodemográficos e respostas do tipo dicotômicas (sim/não) para avaliação do CAP. Os dados foram digitados no Excel 2003 com dupla entrada e validado no EpiInfo 3.5.2. A análise dos dados foi realizada pelo Stata 12.1. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) do IMIP nº. 4134. Resultados: Foram analisados 17 cuidadores, em sua maioria do sexo feminino (88,24%). A idade dos participantes variou em média de 40 anos. A maioria dos cuidadores (82,35%) afirmou ter conhecimento prévio sobre a Doença Renal Crônica Terminal (DRCT) quando os pacientes iniciaram o tratamento. Apenas dois sujeitos (11,76%) referiram não haver necessidade nem interesse em saber sobre a DRCT por considerarem que o conhecimento adquirido já era suficiente. Conclusão: Apesar de todos os cuidadores de pacientes que aderem à terapia renal substitutiva, terem sido treinados pela equipe multiprofissional do setor, ainda encontra-se dificuldades no conhecimento, atitude e prática nos cuidados com o paciente. Embora não tenha sido objetivo do estudo comparar informações recebidas dos sujeitos da pesquisa, provavelmente, as informações oferecidas não foram suficientes para contribuir no aprimoramento do cuidado da criança e/ou adolescente em doença terminal, é necessária a criação de novos planos de intervenção de ensino e orientação junto dos cuidadores principais, identificando assim, quais são as maiores dificuldades enfrentadas criando um novo plano de cuidados de acordo com as necessidades de cada paciente.
Description: Orientação: Maria de Fátima Costa Caminha Co-orientação: Alexciana Farias Batista e Clécia Cristiane da Silva Sales.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/682
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ArtigoTCCAnaClara10(OK).pdf457.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.