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dc.contributor.authorMELO, Cleide Dyhana Silva de-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Bárbara Barbosa de-
dc.contributor.authorMELO, Mônica Cristina Batista de-
dc.contributor.authorCOSTA, Juliana Monteiro-
dc.contributor.authorBARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes-
dc.date.accessioned2020-05-04T14:40:18Z-
dc.date.available2020-05-04T14:40:18Z-
dc.date.issued2016-11-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/789-
dc.descriptionOrientadora: Mônica Cristina Batista de Melo; Co-orientadora: Juliana Monteiro Costa; Co-orientador: Leopoldo Nelson Fernandes Barbosapt_BR
dc.description.abstractCENÁRIO: O reconhecimento da violência no Brasil como um relevante problema de saúde pública é de extrema importância, pois hoje se sabe que atualmente morrem mais jovens no país vítimas da violência do que de doenças. Por ser um fenômeno complexo, a violência deve ser abordada a partir de uma visão interdisciplinar, alicerçada nas descobertas científicas. Desta forma, estudar sobre os aspectos psicodinâmicos a luz do Teste de Apercepção Temática-TAT pode ser um bom recurso para o entendimento dos fatores psicológicos que contribuem para os comportamentos antissociais e de transgressão do adolescente. OBJETIVOS: Analisar os aspectos da psicodinâmica do adolescente com comportamento transgressor e antissocial a luz do TAT. MÉTODO: Trata-se de um estudo Observacional do tipo Corte transversal, a amostra será constituída por adolescentes de ambos os sexos. Para a coleta de dados serão utilizados um questionário com perguntas sobre dados sociodemográficos e sobre o comportamento do adolescente e o Teste de Apercepção Temática; os dados do questionário serão analisados usando pacote estatístico e o teste será analisado e interpretado. Espera-se obter através deste trabalho dados inerentes à problemática da violência na adolescência e seus aspectos psicodinâmicos envolvidos para contribuir com informações para futuras ações de prevenção do comportamento violento. Através dos resultados da pesquisa e dos aspectos socidemográficos, identificamos que todos os participantes eram residentes da Cidade do Recife-PE, cursando o 6º ou 7º ano do ensino fundamental. No grupo estudado três alegaram não possuir religião, outros três eram evangélicos, e apenas um disse acreditar em Deus. A maioria dos pais dos adolescentes possuía escolaridade entre ensino fundamental incompleto e 2º Grau Incompleto, quatro não souberam informar. Com relação à profissão dos genitores dos adolescentes, esta variou entre policial, ajudante de lanchonete, radiador e vendedor; três não souberam informar a profissão de seus pais. No que se refere à renda familiar, um dos adolescentes supôs um valor de 150,00 reais da bolsa família. O número de irmãos dos adolescentes variou de três a sete. Quando perguntados se em algum momento já haviam feito alguma coisa considerada “errada” por seus pais ou responsáveis, quatro adolescentes responderam que sim. Questionados também sobre a prática de algum comportamento não esperado pela sociedade, três relataram atos de rebeldia e vandalismo na escola e houveram descrição de transgressões e situações que eles assistem no dia a dia da comunidade em que residem. Concluímos que através do teste identificamos a carência afetiva, relação de dependência, falta de atenção, de suporte financeiro para conseguirem o que precisam, sentimento de tristeza, ideação suicida, conteúdos violentos, baixa tolerância à frustração, demanda de limites, porém, com um superego atuante em relação às regras culturais. Demostraram criatividade, fantasias e expectativas de um futuro melhor diante de sua realidade, sentimento de alegria, contemplação e a esperança de ser feliz para sempre em seus desfechos. Considerando a relevância das informações encontradas, essa temática pode ser melhor compreendida em outros estudos que possam tem um maior número de participantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipSCENARIO: The recognition of violence in Brazil as an important public health issue is of utmost importance, because it is now known that currently in the country young victims die more of violence than of disease. Being a complex phenomenon, the violence must be approached from an interdisciplinary vision, based on scientific findings. Thus, study the psychodynamic aspects based on Thematic Apperception Test - TAT can be a good resource for understanding the psychological factors that contribute to antisocial behavior and adolescent transgression. OBJECTIVES: To analyze aspects of adolescent psychodynamic with transgressor and antisocial behavior based on TAT. METHOD: This is an observational study of type Cross Section, the sample consists of adolescents of both sexes. To collect the data will be used a questionnaire with questions about demographic data and adolescent behavior and the Thematic Apperception Test; questionnaire data will be analyzed using statistical package and the test will be analyzed and interpreted. The expectation is to get through this report data related to the problem of violence in adolescence and its psychodynamic aspects involved to contribute with information for future actions to prevent violent behavior. In the results of the research, we identified through the socio-demographic aspects that all the participants were residents of the City of Recife-PE, attending the 6th or 7th year of elementary school. In the group studied three claimed to have no religion, three others were evangelicals, and only one said to believe in God. Most of the parents of the adolescents had incomplete elementary education and 2 nd degree incomplete, four did not know to inform. In relation to the profession of the parents of the adolescents, this varied between police officer, cafeteria helper, radiator and salesman; Three did not know to inform the profession of their parents. With regard to family income, one of the adolescents assumed a value of 150.00 reais of the family grant. The number of adolescents' siblings ranged from three to seven.When asked if they had ever done anything "wrong" by their parents or guardians, four teenagers said yes. Also questioned about the behavior of some behavior not expected by society, three reported acts of rebellion and vandalism in school and described the transgressions and situations that they attend in the day to day of the community in which they reside. We conclude that through the test we identify the affective lack, relationship of dependence, lack of attention, financial support to get what they need, feelings of sadness, suicidal ideation, violent content, low tolerance to frustration, demand of limits, but with a Acting superego in relation to cultural rules. They demonstrated creativity, fantasies and expectations of a better future before their reality, feeling of joy, contemplation and the hope to be happy forever in their endings. Considering the relevance of the information found, this theme can be better understood in other studies that may have a larger number of participants.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectComportamento antissocialpt_BR
dc.subjectTransgressãopt_BR
dc.subjectPsicodinâmicapt_BR
dc.subjectTeste de Apercepção Temáticapt_BR
dc.titleAspectos psicodinâmicos da personalidade do adolescente com comportamento antissocial a luz do teste de apercepção temática (T.A.T.)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Psicologia

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