Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/904
Title: Análise dos conhecimentos e práticas dos farmacêuticos na orientação da farmacoterapia para idosos em farmácias comunitárias do Recife - PE
Authors: SILVA, Flavyanne Larissa do Nascimento
SILVA, Letícia Karla Dantas Campos da
GOMES, Elisangela C Barbosa da Silva
BARRETO, Maria Nelly S.
NÓBREGA, Ítala Morgania Farias da
Keywords: Uso de medicamentos
Saúde do idoso
Atenção farmacêutica
Issue Date: 2020
Abstract: RESUMO O objetivo desse estudo foi analisar o conhecimento e práticas do farmacêutico na dispensação e na orientação da farmacoterapia para idosos. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória com 40% das farmácias comunitárias na cidade do Recife, inscritas no CRF-PE, divididas proporcionalmente por RPA e selecionadas por meio de sorteio aleatório. Os farmacêuticos atuantes, nas farmácias selecionadas, foram entrevistados utilizando um questionário previamente elaborado e testado, contendo 35 perguntas fechadas. A participação dos entrevistados foi de forma voluntária após a leitura do TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido). Dos 182 farmacêuticos entrevistados nas Farmácias selecionadas 80,11% alegam que já indicaram algum medicamento para idoso. Mais de 70% dos farmacêuticos afirmam não conhecer a classificação Critérios de Beers-Fick para medicamentos potencialmente inapropriados para idosos (73,5%) e nem a Lista PRISCUS (78,01%). Os resultados deste estudo demonstram a importância do conhecimento de ambas as ferramentas pelos colegas farmacêuticos e ressalta a necessidade de uma atenção e atendimento especial a este grupo de pacientes, também destacando a necessidade e importância desta categoria de profissionais estarem amplamente preparados e capacitados para o atendimento ao idoso. Palavras chaves: Uso de medicamentos; Saúde do Idoso; Atenção Farmacêutica.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/904
Appears in Collections:Farmácia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.