Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/924
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSILVA, Anna Luiza Carneiro da-
dc.contributor.authorSILVA, Milena da-
dc.contributor.authorSALES, Clécia Cristiane da Silva-
dc.contributor.authorBARBOSA, Jéfte Fernando de Amorim-
dc.date.accessioned2020-12-21T11:07:38Z-
dc.date.available2020-12-21T11:07:38Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/924-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade Pernambucana de Saúde como requisito para conclusão do curso de Bacharelado em Enfermagem.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Objetivo: Analisar o impacto do Laboratório de Comunicação na formação acadêmica com enfoque na anamnese. Métodos:Estudo do tipo qualitativo analítico, elaborado através de estudo de caso realizado entre fevereiro a agosto de 2020, em uma IES na cidade do Recife com alunos do quarto e oitavo período do curso em Enfermagem. Utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado, abordando as esferas emocional, racional e atitudinal, para compreensão dos fenômenos individuais inseridos no contexto real da prática dos estudantes na realização da anamnese. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados e Discussão: Amostra composta por 15 alunos, entre 20 e 49 anos, maioria feminina (13). Sendo identificado que a esfera emocional pode interferir no raciocínio clínico e realização da anamnese; déficit de conhecimentos básicos na esfera racional; e que a esfera atitudinal quando realizada continuamente minimiza os efeitos das emoções na realização da anamnese. Conclusão: A implementação do laboratório de comunicação destaca-se como um instrumento de auxílio na formação acadêmica, impactando positivamente na construção do aprendizado prático, desenvolvendo continuamente as habilidades de comunicação, interpretação, desinibição, estimulando a empatia e humanização no cuidado de Enfermagem. Não sendo, no entanto, o bastante para suprir a demanda emocional dos estudantes. Palavras-chave: comunicação em saúde; anamnese; enfermagem.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEomunicação em saúdept_BR
dc.subjectAnamnesept_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.titleAnálise do impacto do laboratório de comunicação sobre a prática da anamnese dos estudantes de enfermagem da Faculdade Pernambucana De Saúdept_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the impact of the communication laboratory on the anamnesis practice of nursing students of the Pernambucan Health Collegept_BR
dc.title.alternativeAnálisis del impacto del laboratorio de comunicación en la práctica de anamnesis de estudiantes de enfermería de la Facultad De Salud De Pernambucanapt_BR
dc.typeArticlept_BR
Appears in Collections:Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.