Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/928
Title: Separação mãe-bebê na sala de parto: fatores que influenciam negativamente na amamentação em uma maternidade do Recife
Authors: WEBER, Claudia
CORDEIRO, Karla Goreth Bonifácio
CAVALCANTI, Sandra Hipólito
Keywords: Aleitamento materno
Sala de parto
Enfermagem
Mãe
Bebê
Issue Date: 2020
Abstract: RESUMO Introdução: O leite materno possui nutrientes e anticorpos suficientes para satisfazer todas as necessidades do bebê nos primeiros seis meses de vida. O insucesso no processo de amamentação ocorre por diversos fatores negativos relacionados a mãe e ao bebê e um dos momentos mais importantes seria na hora dourada. Objetivo: avaliar os fatores que influenciam negativamente na amamentação devido à separação mãe-bebê na sala de parto em uma maternidade de Recife. Metodologia: estudo de corte transversal, retrospectivo, com abordagem quantitativa, com base no banco de dados do trabalho: “Influência dos Bicos Artificiais na Amamentação das crianças atendidas no Banco de Leite Humano do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP em Recife”, a amostra foi composta por 123 mães que não tiveram contato pele a pele. Resultado e discussão: após análise dos resultados evidenciou-se que o parto cesáreo (6,60%), desconforto respiratório (28,30%) e outras intercorrências relacionadas à mãe-bebê (65,09%) foram fatores relevantes que influenciaram negativamente na amamentação. Conclusão: Cabe ao enfermeiro minimizar esses fatores negativos, apoiando a mãe no contato pele a pele estimulando a amamentação ainda na sala de parto, para beneficiar a saúde materno-infantil. Palavras-chaves: Aleitamento materno, sala de parto, Enfermagem, mãe, bebê.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/928
Appears in Collections:Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.