Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/960
Title: Perfil epidemiológico de crianças com cultura positiva para microorganismo multirresistente internadas em um hospital escola de Recife-PE
Other Titles: Epidemiological profile of children with positive culture for multi-resistantmicro-organism
Perfil epidemiológico de niñoscon cultura positiva para elmicroorganismomultiresistente
Authors: PIRES, Cássia Thais Rodrigues
NASCIMENTO, Maria Eduarda Oliveira do
SIQUEIRA, Rutheanne Melo de
SILVA, Rubiane Gouveia de Souza e
Keywords: Criança
Epidemiologia
Farmacorresistência bacteriana múltipla
Cuidados críticos
Infecções bacterianas
Infecção Hospitalar
Issue Date: 2020
Abstract: RESUMO Objetivo: Descrever o perfil epidemiológico de crianças com cultura positiva para bactérias multirresistentes, internadas nas enfermarias e UTI pediátricas do IMIP. Métodos: estudo descritivo, transversal, retrospectivo, com abordagem quantitativa. Dados coletados provenientes do banco deinformações da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e crianças que foram notificadas com culturaspositivas para microrganismos multirresistentes de janeiro a dezembro de 2018 no IMIP. Os dados foram digitados e analisados no programa EXCEL. Estudo aprovado pelo do comitê de ética em pesquisa do IMIP. Resultados: amostra de 91 casos notificados de crianças com BMR nas enfermarias, sendo 55,9% (50 pacientes) do sexo feminino e 45,1% (41 pacientes) do sexo masculino e na UTI foram 19 pacientes sendo (57,9 %) do sexo feminino e 42,1% sexo masculino. A faixa de idade com maior frequência de culturas positivas para BMR foi a de crianças entre 29 dias e 1 ano tanto nas enfermarias (65,9%) quanto na UT (79%). Houve semelhança entre os microrganismos mais encontrados nas enfermarias e UTI, sendo o mais prevalente Pseudomonas (24,2%). Dentre os espécimes mais solicitados destacam-se na UTI e enfermarias o swab retal (42,1%) e hemocultura (15,8 %). Dentre as IRAS mais frequentes encontradas na UTI pediátrica encontram-se a IPCLS (39,0 %) PAV (20,0 %) e IPCSC (18,0 %). Conclusão: Foi identificado alta frequência de crianças jovens em enfermarias com culturas positivas para bactérias multirresistentes, com perfil de bactérias semelhantes aos encontrados em UTI, sugerindo que as enfermarias pediátricas devem ser melhor monitoradas para possibilidade de infecções relacionadas à assistência à saúde. Palavras-chave: criança; epidemiologia; farmacorresistência bacteriana múltipla; cuidados críticos; infecções bacterianas; Infecção Hospitalar.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/960
Appears in Collections:Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.