Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1048
Title: | Experiência de estudantes com atividades remotas no período da quarentena |
Authors: | RAMEH, Felipe BELTRÃO, Marília Gabriela dos Santos GARCIA, Melissa Neves BARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes MELO, Monica Cristina Batista de |
Keywords: | Atividades remotas Aulas remotas Quarentena Pandemia Coronavírus |
Issue Date: | 2021 |
Abstract: | RESUMO Em 2019, na cidade de Wuhan, na China, surgiu um novo coronavírus, denominado SARS-Cov2. Considerado como um RNA vírus, caracteriza-se por ser um parasita intracelular obrigatório que se espalha, de forma rápida, pelo corpo do hospedeiro e logo passa por mutações, enganando os anticorpos do organismo humano e dificultando a elaboração de vacinas específicas para o tratamento da patologia. Além disso, sua proliferação ocorre pela troca de fluidos corporais, tornando o contágio exponencialmente mais veloz e aumentando, potencialmente, em espaços fechados, com grande aglomeração de pessoas, como escolas e hospitais. Com a intensificação da contaminação, a medida do isolamento social, representada pela restrição de convívio social das pessoas, aparece como meio de contenção do contágio pela doença (BELASCO & FONSECA, 2020). As medidas de isolamento social trouxeram consigo a necessidade de se buscar novas formas de realização das ações cotidianas, a exemplo das atividades acadêmicas. Neste contexto acadêmico, a disseminação do ensino remoto tornou necessária a reflexão sobre os métodos síncronos e assíncronos da aprendizagem, sendo o síncrono caracterizado pelo contato direto com o professor online, e o assíncrono o que se utiliza de ferra mentas, como vídeos e filmes disponibilizados pelo professor (ÁVILA, 2011). A necessidade de adaptação para a continuidade das atividades acadêmicas trouxe os mais varia dos desafios, tanto para alunos, como para docentes e instituições de ensino. Neste sentido, estudos apontam para a necessidade de se discutir e avaliar as possíveis novas adaptações na educação, bem como a consideração das dificuldades dos alunos e professores nesse novo processo em que estão inseridos, a fim de lidar com a aprendizagem em tempos de pandemia, da melhor maneira possível. O presente estudo objetivou conhecer a experiência de estudantes com aulas remotas no período da quarentena, descrever as facilidades e dificuldades no manejo da tecnologia e avaliar a percepção da aprendizagem. |
Description: | Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde. |
URI: | http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1048 |
Appears in Collections: | Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Resumo_Experiência de estudantes com atividades remotas no período da quarentena.pdf | 8.51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.