Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1049
Título: Influência do ajuste quiroprático no segmento lombar de indivíduos homens hígidos submetidos à análise da amplitude de movimento pelo Teste de Schober
Título(s) alternativo(s): Influence of chiropratic adjustment on the lumbar segment of healthy men individuals submitted to movement amplitude analysis by the Schober Test
Autor(es): COUTINHO, Cleiton Luiz De Almeida
PIMENTEL, Thiago Felipe de Lima
RIBEIRO, Aileciram Monialy Barros Marinho
MENDONÇA, Daniel Antas De Melo
Palavras-chave: Fisioterapia
Manipulação da coluna lombar
Quiropraxia
Amplitude de movimento articular
Data do documento: 2021
Resumo: RESUMO Objetivo: O objetivo deste estudo é avaliar, com a manobra de Schober, as alterações da amplitude de movimento antes e após a aplicação de uma técnica manipulativa da quiropraxia na região lombar em indivíduos homens hígidos. Método: Foi realizado um estudo analítico de ensaio clínico, do qual participaram com 10 voluntários com ou sem restrição lombar no período de dezembro 2020 e março 2021. A primeira etapa consistiu em avaliar a amplitude de movimento da coluna lombar antes do ajuste quiroprático através do teste de Schober. A segunda etapa consistiu na realização da manobra quiropratica, que foi realizada após a mensuração da amplitude de movimento da região lombar pelo teste de Schober. A terceira etapa consistiu na realização da ADM da Região lombar através do teste de Schober após o ajuste quiroprático Resultados: Foi observado que previamente ao ajuste quiroprático, 60% dos voluntários tinham restrição de amplitude de movimento do segmento lombar. Após o ajuste quiroprático foi identificado um aumento de cerca de 9,8% da amplitude de movimento do segmento lombar dos participantes. Além disso, 100% da amostra apresentou aumento da amplitude de movimento do segmento lombar. Conclusão: Diante dos resultados se foi possível observar que o ajuste quiroprático mostrou uma influência positiva no ganho de amplitude de movimento da região lombar e diminuição da restrição lombar dos participantes, pois todos os voluntários apresentaram ganhos significativos na Amplitude de movimento da coluna lombar. Palavras chaves: Fisioterapia; Manipulação da coluna lombar; quiropraxia; amplitude de movimento articular.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1049
Aparece nas coleções:Fisioterapia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.