Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1058
Título: Impacto das orientações dadas a idosos com câncer sobre as diretivas antecipadas de vontade (DAV) nos seus cuidados de saúde – uma revisão de escopo
Título(s) alternativo(s): Impact of the orientations given to elderly with cancer on the anticipated directives of will in their health care - a scope review
Autor(es): SILVA, Iamile Queiroz de Farias
CÂMARA, Maria Eugênia Lemos do Monte
ALVES, Rafaela de Lima Valadares
ORANGE, Flávia Augusta
LIMA, Jurema Telles De Oliveira
MELLO, Maria Júlia Gonçalves de
BEZERRA, Mirella Rebello
Palavras-chave: Autonomia
Idoso
Câncer
Planejamento antecipado de cuidados
Data do documento: 2021
Resumo: RESUMO Cenário: Devido às mudanças demográficas e do aumento da prevalência de doenças oncológicas com o envelhecimento, os idosos com câncer precisarão cada vez mais de planejamento personalizado dos seus cuidados. As resoluções do CFM sobre ortotanásia e Diretivas Antecipadas de Vontade visam proteger as pessoas da obstinação terapêutica, devendo ser utilizadas nas tomadas de decisão. Objetivo: Verificar, por meio de uma revisão de escopo (RS), o impacto das diretivas antecipadas de vontade no planejamento dos cuidados de pacientes idosos com câncer. Métodos: Esta revisão de escopo utilizou a estratégia PICo para aplicar a questão, com "P" para o problema (diretivas antecipadas de vontade), "I" para o fenômeno de interesse (impacto da implementação das diretivas nos cuidados de fim de vida), "Co" para o contexto (idosos, com câncer). Resultados: As estratégias de busca permitiram identificar 500 artigos, sendo três artigos replicados entre as bases. A leitura com análise dos títulos e resumos a fim de selecionar os artigos que fossem pertinentes à pergunta de revisão resultou na manutenção de 39 artigos. Destes, a partir da leitura do texto integral, foram selecionados 14 artigos por se tratarem especificamente sobre pacientes idosos com neoplasia em relação à decisão de cuidados sobre fim de vida. Discussão: Apesar da importância do planejamento de cuidados antecipados, muitas pessoas idosas com câncer em fase terminal não têm a oportunidade de discutir sobre suas preferências e valores e menos ainda de construir as suas diretivas antecipadas, roubando a autonomia e o protagonismo dos indivíduos nas decisões e planejamento dos cuidados de saúde que recebem em momentos que não possam se expressar. Esta revisão da literatura relacionou os aspectos envolvidos nesta questão, principalmente em relação ao impacto das diretivas antecipadas de vontade no planejamento do cuidado do idoso com câncer. Conclusão: A discussão e o registro do planejamento de cuidados antecipados, baseado em conversas honestas sobre o prognóstico das doenças, é fundamental para apoiar os indivíduos idosos com câncer avançado ter seus desejos e valores respeitados. Palavras-chaves: autonomia; idoso; câncer; planejamento antecipado de cuidados.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1058
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIC- diretivas antecipadas de vontade (FPS).pdf228.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.