Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1065
Título: Cartilha sobre avaliação psicológica infanto-juvenil: uma revisão de literatura
Autor(es): ANDRADE, Alyce Alcântara de
CARDOSO, Jullyanna de Lima
MELO, Mônica Cristina Batista de
MAIA, Renata Teti Tibúrcio
Palavras-chave: Avaliação psicológica
Infanto-juvenil
Data do documento: 2021
Resumo: RESUMO Cenário: A avaliação psicológica no Brasil vem apresentando franco crescimento nos últimos anos. Desde que o Conselho Federal de Psicologia (CPF) criou a Câmara Interinstitucional de Avaliação Psicológica, em 1997, instituiu-se uma preocupação institucional e de caráter nacional como área restrita a psicólogo. De lá para cá, muitos foram os avanços em busca de um aperfeiçoamento dos instrumentos e métodos de avaliação. Sendo um processo, comumente complexo, que tem como finalidade produzir hipóteses ou diagnóstico, acerca de uma pessoa ou um grupo. Quando se fala no público de profissionais envolvidos com esse tema na atividade interdisciplinar, algumas pessoas têm pouca informação sobre avaliação psicologia, sua indicação e o uso de testes e/ou outros instrumentos psicológicos para compor um processo de avaliação. Esta suposta desinformação faz com que alguns mitos e resistências estejam presentes durante a busca por um profissional psicólogo para avaliação psicológica. Objetivos: Realizar uma revisão de literatura sistemática para subsidiar a elaboração de uma cartilha explicativa acerca do processo de avaliação psicológica com o público infanto-juvenil. Método: Realizou-se revisão da literatura sistemática, de acordo com as recomendações metodológicas Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), do período de 2010 a 2021 nas bases de dados SciELO, Capes, Google Acadêmico e livros publicados no tempo citado acima. As palavras-chaves utilizadas na busca foram: avaliação psicológica e avaliação psicológica infanto-juvenil. Os artigos selecionados citaram instrumentos de avaliação psicológica e neuropsicológica de sujeitos na faixa etária entre 6 e 17 anos de idade. Os critérios de exclusão foram: artigos publicados antes de 2010, artigos repetidos, artigos não disponíveis na íntegra, artigos em línguas diferentes do português e inglês. Discussão e resultados: Foi possível selecionar 7 artigos que delinearam o presente estudo e demonstraram a prevalência, dentro da avaliação psicológica infanto-juvenil, do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtorno de espectro autista (TEA), transtorno opositor desafiador (TOD), deficiência intelectual, transtorno específico de aprendizagem e do transtorno de conduta (TC). Conclusão: A avaliação psicológica infanto-juvenil se caracteriza por seus amplos conteúdos, sendo assim mais pesquisas devem ser exploradas para novas publicações e desenvolvimento da temática. Palavras-chave: Avaliação Psicológica. Infanto-juvenil.
Descrição: Trabalho final apresentado à Banca Examinadora da Faculdade Pernambucana de Saúde, como exigência para obtenção do título de Bacharel em Psicologia, sob orientação da Profa. Dra. Mônica Cristina Batista de Melo e coorientadora Profa. Renata Teti Tibúrcio Maia.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1065
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cartilha sobre avaliação psicológica infanto-juvenil uma revisão de literatura.pdf259.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.