Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1082
Título: A emergência da subjetividade digital: uma revisão sistemática
Autor(es): MENEZES, Igor Leonardo Carneiro de
AMORIM, Jefte
Palavras-chave: Subjetividade digital
Algoritmos
TICs
Psicologia
Data do documento: 2021
Resumo: Resumo É certo que a digitalização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) têm impactado profundamente as nossas dinâmicas sociais e nas subjetividades. Essas tecnologias, muitas vezes apontadas como disruptivas, têm sido objeto de pesquisa de inúmeros estudiosos ao redor do mundo. Entretanto, é notável que os atuais estudos se referem muito mais a conceitos amplos sobre o funcionamento das mídias digitais, sua aplicabilidade no mercado e em dinâmicas sociais. Ficando, dessa forma, a construção de uma subjetividade contemporânea a partir dessas influências, à margem da hegemonia da produção científica. A manutenção de algoritmos ganhou força na última década e está modificando a forma como os conteúdos são compartilhados e acessados e, mais do que isso, de como as pessoas se forma e relacionam. Por isso, é urgente incentivar pesquisas que deem conta desse universo. Dessa forma, a partir de uma revisão sistemática, construiu-se o presente trabalho com o objetivo de identificar e compreender, através da revisão sistemática, os conceitos sobre a subjetividade digital revistos na literatura brasileira. Palavras-Chave: subjetividade digital; algoritmos; TICs; Psicologia
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1082
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A emergência da subjetividade digital_uma revisão sistemática.pdf163.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.