Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/109
Título: Avaliação da qualidade de vida em mulheres submetidas ao tratamento da incontinência urinária de esforço com tela de polipropileno customizada de baixo custo: um coorte prospectivo
Autor(es): PANTALEÃO, Nara Gisele Pereira
CARVALHO FILHO, Jailton Olímpio de
RENAUX, Oliver Nóbrega
Palavras-chave: Incontinência Urinária De Esforço
Procedimentos Cirúrgicos Em Uroginecologia
Telas Cirúrgicas De Polipropilenos
Telas De Baixo Custo
Data do documento: 2017
Resumo: Objetivos: Avaliar a qualidade de vida em mulheres submetidas à correção cirúrgica da incontinência urinária de esforço com tela de polipropileno customizada de baixo custo. Métodos: Um estudo de coorte foi realizado no período de junho de 2014 a julho de 2016, em que a população foi pacientes do sexo feminino adultas e idosas com indicação cirúrgica de correção da incontinência urinária de esforço através da técnica de sling com tela de polipropileno de baixo custo acompanhadas no Centro de Atenção à Mulher do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (CAM-IMIP). A coleta de dados foi realizada mediante preenchimento do instrumento pelo pesquisador após consentimento da paciente e aplicado o King’s Health Questionnaire (KHQ) por meio de entrevista para avaliação da qualidade de vida em dois momentos distintos: antes da cirurgia e após seis meses ou mais. Os questionários foram comparados, e após revisão dos instrumentos, foi construído um banco de dados em dupla entrada no software Microsoft Excel e analisado os dados pelo Software STATA/SE 12.0. Resultados: o uso da tela de polipropileno de baixo custo proporcionou uma melhora na qualidade de vida das pacientes incluídas na pesquisa, levando a 72,72% de cura clínica após seis meses do pós-operatório. Conclusões: A incontinência urinária ocasiona impacto altamente negativo no desempenho desses pacientes, causando diversos transtornos físicos, econômicos, psicológicos, emocionais, sexuais e sociais, refletindo na condição de saúde e interferindo diretamente no bem-estar social e na qualidade de vida. Ocorrendo mais frequentemente nas mulheres de mais idade, é frequentemente confundido com um processo natural de envelhecimento. O sling personalizado feito com tela de polipropileno de baixo custo tem oferecido resultados semelhantes aos kits comerciais com custos inferiores, sendo os 2 primeiro 138 vezes mais caros que o sling personalizado, o que para a realidade do SUS é um fator de grande importância.
Descrição: Orientador: Artur Eduardo de Oliveira Rangel
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/109
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Definitivo 20-08-2016.pdf374.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.