Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1122
Título: O sistema prisional na teoria de Foucault: uma análise do documentário “Sem Pena”
Autor(es): SANTOS, Stefany Maria Guimarães Cardoso
MAGALHÃES, Maria Valéria de Oliveira Correia
Palavras-chave: Prisões
Reincidência
Prisioneiros
Data do documento: 2021
Resumo: RESUMO Na atualidade, em razão do crescimento do debate sobre os presídios brasileiros e as condições vivenciadas pelos detentos, objetiva-se com este estudo, discutir o funcionamento do Sistema Prisional Brasileiro e as suas principais características. Através do documentário “Sem Pena”, que apresenta relatos de pessoas que experienciaram a realidade do cárcere em diferentes posições do sistema, essas narrativas foram analisadas a partir da perspectiva foucaultiana por meio do método da análise de conteúdo, sendo possível extrair diversas relações do sistema penitenciário atual com as problemáticas que envolvem a sua eficácia. Ressalta-se que as inúmeras violações de direitos identificadas a partir da análise, compatíveis com a realidade atual, não deixe inúmeras marcas na própria essência do ser humano (pessoa privada de liberdade), e assim impeça uma reinserção social capaz de resgatar essa pessoa para o seio da família e da sociedade de forma digna e saudável. Palavras-chave: Prisões. Reincidência. Prisioneiros.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1122
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O sistema prisional na teoria de Foucault uma análise do documentário “sem pena”.pdf284.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.