Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1125
Título: Complicações relacionadas ao Cateter Central De inserção Periférica (PICC) em UTI neonatal
Título(s) alternativo(s): Complications related to the Central Peripheral insertion (PICC) Catheter in neonatal ICU
Autor(es): SILVA, Laise Risalva Farias Gouveia da
DANTAS, Karoline Lima
SILVA, Maria Antônia Duarte
SILVA, Livia Maria da
SILVA, Bianca Catarina de Lima Guimarães
VENTURA, Claudiane Maria Urbano
SANTOS, Carmina Silva dos
Palavras-chave: Cateterismo periférico
Recém-nascido
Recém-nascido prematuro
Unidades de terapia intensiva neonatal
Perfil de saúde
Data do documento: 2021
Resumo: RESUMO Objetivo: Analisar as complicações relacionadas a inserção do PICC em recém-nascidos de uma UTI Neonatal de um hospital escola da região metropolitana do Recife – PE. Método: Trata-se de um estudo corte transversal, baseado em registros de enfermagem e protuários de 750 neonatos submetidos ao procedimento de inserção do PICC no IMIP, no período de 2016 a 2019. A coleta de dados ocorreu no mês de julho de 2021. A presente pesquisa foi Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira- IMIP (CAAE 48769221.6.0000.5201), pautando-se na resolução Nº 510/16. Resultados: dos 750 neonatos submetidos ao procedimento PICC 50% foram prematuros e 46,8% com peso inferior a 2500 gramas, 42,8% dos cateteres foram inseridos nos três primeiros dias de vida, 41,6% das veias puncionadas correspondeu a cefálica e 31,5% dos cateteres foram considerados bem localizados. Quanto ao desfecho associados a utilização do PICC, o motivo de retirada do PICC, 66,3% foram retirados por término de tratamento e 33,7% por apresentarem complicações, em que 10% por obstrução, 7,5% infecção associada ao cateter e 6% por extravasamento. Conclusão: das complicações relacionadas a inserção do Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) em recém-nascidos de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal foram identificadas obstrução, infecção associada ao cateter e extravasamento. A frequência dos eventos está em consonância com os achados das evidências científicas. Palavras-chave: Cateterismo Periférico, Recém-Nascido, Recém-Nascido Prematuro, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, Perfil de Saúde.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1125
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Complicações relacionadas ao Cateter Central De inserção Periférica (PICC) em UTI neonatal.pdf477.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.