Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1166
Título: Estado nutricional, comportamento alimentar e autopercepção da imagem corporal em acadêmicos de nutrição de uma faculdade privada do Recife
Título(s) alternativo(s): Nutritional status, eating behavior and self-perception of body image in nutrition students from a private university in Recife
Autor(es): MELO, Mariana Carvalho de
COSTA, Mayara Roberta Rodrigues
SILVA, Paola Frassinette de Oliveira Albuquerque
Palavras-chave: Nutrição
Estado Nutricional
Comportamento alimentar
Imagem corporal
Data do documento: 2021
Resumo: RESUMO Introdução: A imposição de padrões de beleza obteve um crescimento notório nos últimos anos. A sociedade atual tem abordado diversas discussões onde esse tópico apresentou sérias consequências para a saúde mental da população, visto que, há uma necessidade exorbitante dos indivíduos em encaixar-se em padrões pré-estabelecidos. Essa imposição tem como consequência a crescente prevalência da insatisfação da imagem corporal e comportamentos alimentares inadequados nos indivíduos. Objetivo: avaliar o estado nutricional, as mudanças no comportamento alimentar e a autopercepção da imagem corporal de estudantes de nutrição de uma faculdade privada do Recife. Métodos: Estudo descritivo do tipo transversal, que ocorreu entre os meses de fevereiro e maio de 2021 com estudantes do curso de nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde, matriculados a partir do 3º período, de ambos os sexos. Foi realizada uma coleta de dados através de um questionário reunindo aspectos socioeconômicos e demográficos como: sexo, idade, raça, profissão, renda familiar mensal e número de pessoas na família. Para avaliação do estilo de vida, foi questionado sobre o estilismo, o tabagismo e a prática de atividade física. Realizou-se a avaliação antropométrica dos participantes através dos seguintes parâmetros: peso, altura, índice de massa corporal, circunferência do braço e percentual de gordura corporal. Também foi avaliada a autopercepção da imagem corporal através da escala de silhuetas de Kakeshita; o consumo alimentar, mediante um questionário de frequência alimentar adaptado proposto por Colucci et al. (2004) e o de comportamento alimentar adaptado por Leitão (2011), proposto com base no Questionário Holandês de Comportamento Alimentar. Para análise estatística, os dados foram analisados no Programa SPSS versão 13.0. Resultados: A amostra foi composta por 31 participantes, com média de idade de 23,29 ± 9,92 anos, sendo a maioria do sexo feminino (90,3%). Houve predominância de indivíduos da raça branca (71,0%) e renda familiar superior a 4 salários-mínimos (83,3%). Na análise do estilo de vida, mais da metade dos participantes consumia bebida alcoólica (64,5%) e 83,9% praticavam atividade física. Em relação aos dados antropométricos, foi encontrado maior percentual de eutrofia pelo índice de massa corporal e circunferência do braço, em contrapartida o percentual de gordura mostrou-se alto. Além disso, houve maior predominância de indivíduos com desejo de diminuir sua silhueta corporal, ademais, 58,1% afirmaram que seus hábitos alimentares sofreram alteração após iniciarem o curso. Conclusão: No presente estudo foi verificado mudanças no comportamento alimentar dos indivíduos após iniciarem o curso de nutrição, seja pela conscientização da alimentação saudável ou pela pressão exercida sobre eles. Palavras-chave: Nutrição, Estado Nutricional, Comportamento Alimentar, Imagem Corporal.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso, como requisito para conclusão da graduação em nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1166
Aparece nas coleções:Nutrição



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.