Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1348
Título: Caracterização de eventos adversos a medicamentos notificados ao Departamento de Farmacovigilância de uma indústria farmacêutica nacional
Autor(es): NOVAES, Camila Vitório Menezes
SANTANA, Aila Karla Mota
ALMEIDA, Kátia Raquel de
Palavras-chave: Farmacovigilância
Efeitos colaterais e reações adversas
Indústria farmacêutica
Data do documento: 2012
Resumo: RESUMO O medicamento é um produto farmacêutico formulado para fins terapêuticos, mas seu uso pode gerar ocorrências desfavoráveis: os eventos adversos (EA). A pesquisa teve como objetivo principal caracterizar os EA relatados espontaneamente a uma indústria farmacêutica. Foi realizado um estudo descritivo e observacional dos formulários de suspeita de EA, num período de dois anos. A maioria dos usuários era homens, apresentou idade média de 38,75 anos e informou apresentar doenças concomitantes. Porém, metade dos usuários relatou fazer uso de outros medicamentos. Houve conduta frente ao EA em 60,9% dos casos. Os EA foram predominantemente não graves e relacionados com fármacos que atuam no sistema nervoso central. As suspeitas de reações adversas a medicamento (RAM) e de inefetividade terapêutica foram as categorias mais encontradas. As RAM foram, majoritariamente, descritas e possíveis. O presente estudo, portanto, foi capaz de caracterizar os eventos adversos investigados, contribuindo para o conhecimento do perfil de segurança dos medicamentos e para a promoção do seu uso racional.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1348
Aparece nas coleções:Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
camila vitório - farmácia.pdf381.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.