Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1380
Title: Estudo comparativo do ponto de fusão de ativos farmacêuticos do LAFEPE® utilizando calorimetria exploratória diferencial – DSC e fusiômetro
Authors: BONFIM, Fernanda de Souza Bastos Carvalho
GRANGEIRO JÚNIOR, Severino
OLIVEIRA, Marcos André Cunha de
LEMOS, Rachel Domingos de Araújo
Keywords: Ponto de Fusão
DSC
Fusiômetro
Issue Date: 2014
Abstract: RESUMO Na indústria farmacêutica, o controle de qualidade é o conjunto de medidas destinadas a verificar a qualidade de cada lote de medicamentos e demais produtos abrangidos para que satisfaçam às normas de atividade, pureza, eficácia e inocuidade. Dentre elas existe o teste de determinação de ponto de fusão que além de identificar a substância também demonstra seu grau de pureza. O presente estudo tem como objetivo comparar duas técnicas de determinação de ponto de fusão, utilizando o fusiômetro e o DSC (Calorimetria Exploratória Diferencial). As análises foram feitas em cinco diferentes princípios ativos e submetidas a tratamento estatístico através do Teste T-Student. Os resultados obtidos apoiam a superioridade do DSC em relação ao fusiômetro. Palavras chaves: Ponto de Fusão; DSC; Fusiômetro.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1380
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fernanda de souza - farmácia.pdf593.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.