Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1434
Título: Fotobiomodulação para cicatrização de ferida em amputação transmetatarsiana de pé diabético: um relato de caso
Título(s) alternativo(s): Photobiomodulatation for wound healing in transmetacarpal amputation of diabetic foot: a case report
Autor(es): QUEIROZ, Maria Luiza Costa de Santana
PAIVA, Milena Bispo de
AZEVEDO, Julianna Guendler de
BARROS, Maria Clara Santos
Palavras-chave: Erisipela
Cicatrização
Terapia a Laser
Pé diabético
Data do documento: 2022
Resumo: RESUMO Introdução: após sofrer uma lesão, o corpo inicia um processo de cicatrização para reparação do tecido. Observa-se que em pacientes portadores de Diabetes Mellitus (DM) o processo de cicatrização é lentificado, isso ocorre pela elevada concentração de substâncias pró-inflamatórias, além de outros fatores que prolongam a completa reparação das feridas. A laserterapia é utilizada como intervenção em diversas patologias, incluindo a cicatrização de feridas, sendo uma terapia de baixo custo e com modo de aplicação simples, podendo ser inserida como coadjuvante com tratamentos convencionais, ou utilizada de forma isolada. Objetivo: relatar a eficácia do uso da fotobiomodulação como tratamento coadjuvante na cicatrização de ferida em pé diabético derivada de erisipela bolhosa em membro inferior. A pesquisa obedeceu às normas da Resolução 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos do IMIP (CAAE 40863620.9.0000.5201). Descrição do caso: paciente diagnosticada com diabetes mellitus tipo II e histórico de erisipela bolhosa afetando o coto da amputação transmetatarsiana em membro inferior esquerdo. Na avaliação fisioterapêutica, a paciente apresentava ferida de bordas irregulares e focos de necrose tecidual no coto de amputação, além disso a região se apresentava úmida, com sangramentos e membro inferior esquerdo edemaciado com hiperemia local. Foram realizadas 21 sessões com a laserterapia de baixa potência. Discussão: diversos estudos trazem o laser como opção de tratamento para feridas, achados importantes sobre seu efeito como a melhora da perfusão tecidual, estímulo a células nervosas e aceleração do processo de reparo, podem justificar a melhora observada na paciente do caso clínico relatado, como o fechamento das bordas da ferida e a melhora das regiões de necrose tecidual. Palavras-chave: Erisipela, Cicatrização, Terapia a Laser, Pé diabético.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso das acadêmicas Maria Luiza Queiroz e Milena Paiva do 8º período do curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) sob a orientação de Julianna Guendler e coorientação de Maria Clara Barros.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1434
Aparece nas coleções:Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FOTOBIOMODULAÇÃO PARA CIACATRIZAÇÃO DE FERIDA EM AMPUTAÇÃO TRANSMETATARSIANA DE PÉ DIABÉTICO.pdf180.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.