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Título: Pandemia da Covid-19: repercussão na saúde mental, motivação e ensino dos estudantes de medicina
Título(s) alternativo(s): Covid-19 pandemic: impact on mental health, motivation and teaching of medicine students
Autor(es): CAVALCANTI, Lucas Lopes
FERREIRA, Fernando Victor Camargo
BARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes
MELO, Mônica Cristina Batista de
JORDAN, Arturo de Pádua Walfrido
Palavras-chave: COVID-19
Ansiedade
Depressão
Estudantes universitários
Medicina
Data do documento: 2022
Resumo: Introdução: Durante a pandemia da COVID-19 fez-se necessária a adoção de medidas emergenciais para prevenir e controlar a disseminação do Sars-Cov-2, como a quarentena e o isolamento social. Porém, tais medidas afetaram a população nas mais diversas esferas de vida, interrompendo sua rotina diária e causando impactos negativos na saúde mental. Um dos principais grupos afetados foram os estudantes universitários, sabidamente reconhecidos pela vulnerabilidade nesse quesito. Objetivos: Avaliar a frequência de sintomas de depressão e de ansiedade, motivação auto referida e percepção sobre preparo docente para atividades remotas durante a pandemia da Covid-19, em estudantes de medicina. Métodos: Estudo descritivo, transversal com estudantes de medicina. A coleta foi realizada online, durante a pandemia. Foi utilizado questionário sociodemográfico e das Escalas Generalized anxiety disorder 7 (GAD-7) para ansiedade e 9-item patient health questionnaire (PHQ-9) para depressão. Resultados: Dos 102 indivíduos que corresponderam aos critérios de inclusão do estudo, 84,16% dos participantes foram categorizados como com algum grau de depressão pela Escala do PHQ-9. Enquanto isso, 37,25% dos participantes foram categorizados para transtorno de ansiedade generalizada, de acordo com a GAD-7. A motivação para o ensino remoto durante a pandemia foi descrita como média em 57,84% e baixa em 33,33%. O preparo da equipe docente foi relatado como moderado em 46,08% e ruim para 13,73%. Conclusão: O presente estudo identificou a presença de grande número de estudantes de medicina com sintomas de ansiedade e depressão, durante o período do isolamento social. Em relação a atividades remotas, o preparo de docentes e a motivação dos estudantes é parte imprescindível para garantir a aprendizagem e melhorar o desempenho. Palavras-chave: COVID-19; ansiedade; depressão; estudantes universitários; medicina.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1464
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