Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1600
Título: Conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre o rastreio e diagnóstico precoce do câncer de mama e fatores de risco associados na população feminina
Autor(es): FALCÃO, Ester Beatriz da Silva Cavalcanti
LEÃO, Thâmara de Kássia dos Santos
ANDRETO, Luciana Marques
RAMOS, Karla da Silva
Palavras-chave: Neoplasia da mama
Saúde da mulher
Enfermagem
Fatores de risco
Conhecimento
Data do documento: 2023
Resumo: RESUMO Introdução: O câncer de mama é caracterizado pelo crescimento de células cancerígenas na mama. Entre as doenças crônicas não transmissíveis, as neoplasias constituem mundialmente graves problemas de saúde pública, não só devido às diferenças culturais e ambientais, como também às mudanças econômicas em cada contexto social. Objetivos: Identificar o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem de uma faculdade de saúde do Recife sobre o rastreio e diagnóstico precoce do câncer de mama e seus fatores de risco. Métodos: Foi realizado um estudo quantitativo, descritivo do tipo corte transversal, na Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS, Recife. A população do estudo foi formada por acadêmicos maiores de 18 anos do curso de graduação em Enfermagem da Instituição. A coleta de dados foi feita a partir de um questionário eletrônico contendo 21 perguntas abertas e fechadas, no período de janeiro a abril de 2023. Como critérios de inclusão foi utilizado estudantes maiores de 18 anos e que estão devidamente matriculados no curso de enfermagem; e os critérios de exclusão, os estudantes que de alguma forma não responderam o questionário. Os dados coletados foram organizados no ambiente do Google Forms® e a apresentação dos resultados obtidos foi expressa através de gráficos e tabelas para facilitar a descrição. Resultados: Os resultados apontaram que os acadêmicos do curso de enfermagem demonstraram possuir conhecimento sobre o tema. Sobre o rastreio do câncer de mama, 66% possuem conhecimento, já para o diagnóstico 77%. Os fatores de riscos citados pelos estudantes foram: idade, fator genético, tabagismo, obesidade, contraceptivos hormonais, etilismo, alimentação, fator ambiental e predisposições, sedentarismo, histórico reprodutivo e menarca. Conclusão: Conclui-se que o nível de conhecimento dos estudantes sobre o diagnóstico precoce e fatores de risco do câncer de mama, numa perspectiva interdisciplinar, é importante para repensar a inserção da educação em saúde como conteúdo curricular imprescindível. Palavras chaves: neoplasia da mama; saúde da mulher; enfermagem; fatores de risco, conhecimento.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de enfermagem da FPS para a obtenção do título de bacharel em Enfermagem.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1600
Aparece nas coleções:Enfermagem



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.