Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1604
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBRAGA, Diana Duque de Almeida-
dc.contributor.authorDUQUE, Taciana Barbosa-
dc.contributor.authorMELO, Monica Cristina Batista de-
dc.contributor.authorSILVA, Bruno Hipólito da-
dc.contributor.authorVERAS, Daniele de Melo-
dc.date.accessioned2023-08-10T13:31:06Z-
dc.date.available2023-08-10T13:31:06Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1604-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Psicologia na Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS, critério para obtenção de título de Bacharel em Psicologiapt_BR
dc.description.abstractRESUMO OBJETIVO: Avaliar a opinião, adaptação e desempenho dos estudantes da Faculdade Pernambucana de Saúde FPS com a implantação da avaliação em ambiente remoto, na pandemia Covid-19. MÉTODO: Avaliação de intervenção educacional, 2021 a 2022, desenvolvida com estudantes da FPS que realizaram avaliações em ambiente remoto durante a pandemia COVID19. Na primeira etapa, foi aplicado a 182 estudantes formulário estruturado por via eletrônica sobre acesso ao ambiente on-line e sobre a implantação, segurança, atitudes, dinâmica das avaliações e estressores psicológicos relacionados à avaliação remota. Na segunda etapa, realizada comparação das médias dos testes on-line com os testes presenciais antes e após período de isolamento, de estudantes de todos os cursos. Ranking médio > 3 foi considerado critério de consenso sobre a adaptação em ambiente remoto e na comparação do desempenho, teste - t para amostras independentes. O estudo foi aprovado pelo do Comitê de Ética em Pesquisa da FPS. RESULTADO: Os estudantes em relação ao teste on-line, concordaram estarem adaptados, que o ambiente favorece a fila, e o contexto da pandemia afetou seus desempenhos. Na comparação de médias entre os testes on-line e presenciais, não houve diferença para os cursos de enfermagem (p = 0,155), farmácia (p = 0,916) e fisioterapia (p= 0,534). Nos cursos de medicina, nutrição e odontologia, as médias nos testes remotos foram superiores aos da modalidade presencial (p <0,001), acontecendo o inverso com o curso de psicologia. CONCLUSÃO: Os estudantes concordaram que estão bem adaptados às avaliações on-line, não sendo identificado um padrão único entre os cursos sobre diferenças de desempenho médio nas avaliações realizadas de forma remota e presencial. Palavras-chave: Avaliação Educacional; Aprendizagem; Covid-19; Desempenho Acadêmico; Tecnologia Educacional.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectTecnologia educacional.pt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem em ambiente remoto durante a pandemia da Covid-19: opinião, adaptação, e desempenho de estudantes de graduação na área da saúdept_BR
dc.title.alternativeAssessment of learning in a remote environment during the Covid-19 pandemic: opinion, adaptation and performance of undergraduate students in the health areapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Diana Duque de Almeida Braga.pdf574.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.