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Título: Avaliação da aprendizagem em ambiente remoto durante a pandemia da Covid-19: opinião, adaptação, e desempenho de estudantes de graduação na área da saúde
Título(s) alternativo(s): Assessment of learning in a remote environment during the Covid-19 pandemic: opinion, adaptation and performance of undergraduate students in the health area
Autor(es): BRAGA, Diana Duque de Almeida
DUQUE, Taciana Barbosa
MELO, Monica Cristina Batista de
SILVA, Bruno Hipólito da
VERAS, Daniele de Melo
Palavras-chave: Avaliação educacional
Aprendizagem
Covid-19
Desempenho acadêmico
Tecnologia educacional.
Data do documento: 2023
Resumo: RESUMO OBJETIVO: Avaliar a opinião, adaptação e desempenho dos estudantes da Faculdade Pernambucana de Saúde FPS com a implantação da avaliação em ambiente remoto, na pandemia Covid-19. MÉTODO: Avaliação de intervenção educacional, 2021 a 2022, desenvolvida com estudantes da FPS que realizaram avaliações em ambiente remoto durante a pandemia COVID19. Na primeira etapa, foi aplicado a 182 estudantes formulário estruturado por via eletrônica sobre acesso ao ambiente on-line e sobre a implantação, segurança, atitudes, dinâmica das avaliações e estressores psicológicos relacionados à avaliação remota. Na segunda etapa, realizada comparação das médias dos testes on-line com os testes presenciais antes e após período de isolamento, de estudantes de todos os cursos. Ranking médio > 3 foi considerado critério de consenso sobre a adaptação em ambiente remoto e na comparação do desempenho, teste - t para amostras independentes. O estudo foi aprovado pelo do Comitê de Ética em Pesquisa da FPS. RESULTADO: Os estudantes em relação ao teste on-line, concordaram estarem adaptados, que o ambiente favorece a fila, e o contexto da pandemia afetou seus desempenhos. Na comparação de médias entre os testes on-line e presenciais, não houve diferença para os cursos de enfermagem (p = 0,155), farmácia (p = 0,916) e fisioterapia (p= 0,534). Nos cursos de medicina, nutrição e odontologia, as médias nos testes remotos foram superiores aos da modalidade presencial (p <0,001), acontecendo o inverso com o curso de psicologia. CONCLUSÃO: Os estudantes concordaram que estão bem adaptados às avaliações on-line, não sendo identificado um padrão único entre os cursos sobre diferenças de desempenho médio nas avaliações realizadas de forma remota e presencial. Palavras-chave: Avaliação Educacional; Aprendizagem; Covid-19; Desempenho Acadêmico; Tecnologia Educacional.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Psicologia na Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS, critério para obtenção de título de Bacharel em Psicologia
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1604
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