Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1636
Título: A percepção de residentes acerca do desenvolvimento de competências interprofissionais durante vivência de prática interdisciplinar em um Centro Especializado em Reabilitação
Título(s) alternativo(s): Residents' perception of the development of interprofessional skills during interdisciplinary practice experience in a Specialized Rehabilitation Center
Autor(es): CAVALCANTI, Letícia de Souza
MUNIZ, Anna Luiza Santiago Angelo
CAVALCANTI, Ilana de Souza
CORDEIRO, Vanessa Nazário
CAMINHA, Marina Alves
Palavras-chave: Educação em saúde
Educação interprofissional
Educação baseada em competências
Práticas interdisciplinares
Modelos de assistência à saúde
Data do documento: 2023
Resumo: RESUMO Objetivo: Analisar a percepção de um grupo de residentes da área de saúde acerca do desenvolvimento de competências interprofissionais durante vivência de prática interdisciplinar em um Centro Especializado em Reabilitação (CER). Método: Estudo qualitativo transversal de caráter exploratório, cujo instrumento para coleta de dados se deu por meio de entrevista de grupo focal (GF), que foi audiogravada e transcrita. Teve a participação dos residentes que realizaram prática no Programa de Estimulação Precoce (PEP) no CER de um hospital escola referência no Estado de Pernambuco. Os dados foram analisados mediante a análise de conteúdo, segundo Minayo. Resultados: A partir da análise qualitativa dos relatos do GF, foi possível observar a dicotomia entre práticas multi e interprofissionais e entre os modelos de cuidado colocados em prática pelo PEP. Destaca-se que a falta de planejamento e sistematização de reuniões em equipe foi uma importante barreira enfrentada pelo grupo. No entanto, o estudo aponta para o desenvolvimento de uma nova identidade profissional entre o grupo de residentes que passa a compreender a importância de aprender a partir de, com e para o outro. Conclusão: O estudo sugere que o PEP, enquanto cenário de aprendizado e prática profissional, se melhor estruturado e planejado, pode contribuir de maneira satisfatória ao desenvolvimento de competências interprofissionais. PALAVRAS-CHAVE: Educação em saúde, Educação interprofissional, Educação baseada em competências, Práticas interdisciplinares e Modelos de assistência à saúde.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1636
Aparece nas coleções:Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Anna Luiza Santiago Angelo Muniz e Letícia de Souza Cavalcanti.pdf270.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.