Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1640
Título: Síndrome de Kawasaki atípica em menor de 4 meses: um relato de caso
Autor(es): OLIVEIRA, Lucas de Souza
MELO, Mishael Yshua de Freitas
BRAGA, Eduardo de Andrade Lima Brendel
FOINQUINOS, Juliana Amorim Carvalho
Palavras-chave: Doença de Kawasaki
Vasculite sistêmica
Doença das coronárias
Antiagregante plaquetário
Data do documento: 2023
Resumo: RESUMO Contextualização: Doença de Kawasaki é uma vasculite sistêmica da infância, de etiologia desconhecida, sendo a principal causa de cardiopatia adquirida em crianças nos países desenvolvidos. Aproximadamente 85% dos casos, ocorrem em crianças menores de 5 anos, com predomínio no sexo masculino e de origem asiática. Apresenta incidência anual estimada de 3/100.000 crianças abaixo de 5 anos. Objetivos: O objetivo principal deste estudo foi descrever um caso de Doença de Kawasaki Atípica que acometeu um menor com 2 meses e 21 dias de vida, que apresentou, inicialmente, persistência de dilatação das artérias coronárias após tratamento com antiagregante e imunoglobulina endovenosa, mas evoluiu com regressão da lesão arterial. Método: Estudo tipo relato de caso realizado através de consulta de prontuário, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira. Relato de Caso: Lactente, 2 meses e 21 dias de vida, com febre de 14 dias de duração e rash cutâneo, diarreia, irritabilidade, sendo internada no IMIP para investigação com exames laboratoriais e de imagem. Realizado ecocardiograma transtorácico com evidência de dilatação de coronárias. Iniciado tratamento com imunoglobulina intravenosa e anti-agregante plaquetário oral. Paciente evoluiu com remissão total dos sintomas, melhora laboratorial e estabilidade clínica. Optado por reduzir dose de anti-agregante plaquetário e alta hospitalar com acompanhamento ambulatorial com equipe de pediatria e cardiologia. Quatro meses após alta, realizou novo ecocardiograma de controle, que evidenciou piora da dilatação coronariana, sendo optado por novo internamento para controle e estabilização. Após reajuste de dose do antiagregante plaquetário, houve progressiva melhora da dilatação coronariana, e a paciente recebeu alta para acompanhamento ambulatorial. Durante reavaliação com equipe pediatria e cardiologia, menor permaneceu assintomática, e o antiagregante plaquetário foi suspenso. Em consulta de reavaliação, 3 anos após o diagnóstico, menor se manteve clinicamente bem, mantendo-se a conduta expectante. Conclusão: Importância do conhecimento dos critérios clínicos para o diagnóstico da Doença de Kawasaki, mesmo na vigência de quadro atípico, sendo um diagnóstico diferencial importante em crianças com febre inexplicada por mais de cinco dias. Palavras-chave: Doença de Kawasaki, Vasculite Sistêmica, Doença das Coronárias, Antiagregante Plaquetário
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1640
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Lucas de Souza.pdf180.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.