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dc.contributor.authorCOSTA, Isadora Ayres de Melo Coelho da-
dc.contributor.authorBUENO, Giovanna Costa de Sousa-
dc.contributor.authorVILAÇA, Maria Luísa Araújo Bourbon-
dc.contributor.authorALMEIDA, Marcela Veríssimo Santos de-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Rhayana Feitosa Borges-
dc.contributor.authorFALBO, Ana Rodrigues-
dc.contributor.authorCAMINHA, Maria de Fátima Costa-
dc.date.accessioned2023-11-23T13:00:06Z-
dc.date.available2023-11-23T13:00:06Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1645-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou a pandemia decorrente da doença Covid-19, esse novo cenário, impôs mudanças nos processos de aprendizagem. Avaliar a percepção do estudante sobre a atuação do tutor nesse contexto de mudanças e adversidades, pode contribuir para a elaboração de estratégias de treinamento ao docente para que não haja prejuízo da aprendizagem mesmo em condições adversas. Objetivo: avaliar a percepção do estudante sobre o perfil do tutor, segundo os princípios educacionais fundamentais da Aprendizagem Baseada em Problemas, e considerando o contexto do ambiente remoto de aprendizagem e da pandemia pelo SARS- CoV2. Métodos: realizado estudo de corte transversal na Faculdade Pernambucana de Saúde, entre setembro de 2021 a setembro de 2023, envolvendo estudantes de medicina. Utilizado Questionário Breve de Avaliação do Tutor, contendo 15 itens que se agrupam em cinco dimensões correspondendo aos pressupostos das aprendizagens: colaborativa, construtiva, contextual e autodirigida. A análise do instrumento foi feita pelas médias aritméticas do seu conjunto de itens, compondo o escore médio geral e por dimensão. Atribuiu-se grau percepção dos estudantes sobre as características do tutor, considerando-se os pontos de corte: ausência de percepção (≤ 3,0); boa percepção (>3,0 a < 4,0); e ótima percepção (> 4,0 a 5,0). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética, sob o CAAE: 1 50458621.0.0000.5569 e Número do Parecer: 4.934.320. Resultados: os estudantes apresentaram ótima percepção das características dos tipos de aprendizagem avaliadas pelo escore médio geral (4,15), o que correspondeu a 74,2% das avaliações. A média da pontuação global do tutor dada ao final foi de 8,46, considerada suficiente. Considerando os escores médios por dimensão: aprendizagem construtiva 4,21, aprendizagem autodirigida 4,11, aprendizagem contextualizada 4,20, aprendizagem colaborativa 4,01, e o comportamento interpessoal do tutor 4,01. Todos indicando ótima percepção das características correspondentes. As respostas ao instrumento se mostraram confiáveis (alfa de Cronbach=0,92). Conclusões: o estudo apontou, a despeito das condições adversas, considerando a mudança para o ambiente remoto de aprendizagem e a pandemia pelo SARS-CoV2 que os estudantes foram capazes de perceber as características condizentes com os princípios educacionais fundamentais da ABP nos tutores. Palavras-chaves (DeCS): estudante; aprendizagem baseada em problemas; grupo tutorial; educação em saúde; covid-19; educação à distância.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstudantept_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectGrupo tutorialpt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.titlePerfil do tutor e desempenho do estudante em tutoria remota durante a pandemia pela Covid-19pt_BR
dc.title.alternativeTutor profile and student performance in remote tutoring during the Covid-19 pandemicpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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