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Título: Perfil do tutor e desempenho do estudante em tutoria remota durante a pandemia pela Covid-19
Título(s) alternativo(s): Tutor profile and student performance in remote tutoring during the Covid-19 pandemic
Autor(es): COSTA, Isadora Ayres de Melo Coelho da
BUENO, Giovanna Costa de Sousa
VILAÇA, Maria Luísa Araújo Bourbon
ALMEIDA, Marcela Veríssimo Santos de
RODRIGUES, Rhayana Feitosa Borges
FALBO, Ana Rodrigues
CAMINHA, Maria de Fátima Costa
Palavras-chave: Estudante
Aprendizagem baseada em problemas
Grupo tutorial
Educação em saúde
Covid-19
Educação à distância
Data do documento: 2023
Resumo: RESUMO Introdução: em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou a pandemia decorrente da doença Covid-19, esse novo cenário, impôs mudanças nos processos de aprendizagem. Avaliar a percepção do estudante sobre a atuação do tutor nesse contexto de mudanças e adversidades, pode contribuir para a elaboração de estratégias de treinamento ao docente para que não haja prejuízo da aprendizagem mesmo em condições adversas. Objetivo: avaliar a percepção do estudante sobre o perfil do tutor, segundo os princípios educacionais fundamentais da Aprendizagem Baseada em Problemas, e considerando o contexto do ambiente remoto de aprendizagem e da pandemia pelo SARS- CoV2. Métodos: realizado estudo de corte transversal na Faculdade Pernambucana de Saúde, entre setembro de 2021 a setembro de 2023, envolvendo estudantes de medicina. Utilizado Questionário Breve de Avaliação do Tutor, contendo 15 itens que se agrupam em cinco dimensões correspondendo aos pressupostos das aprendizagens: colaborativa, construtiva, contextual e autodirigida. A análise do instrumento foi feita pelas médias aritméticas do seu conjunto de itens, compondo o escore médio geral e por dimensão. Atribuiu-se grau percepção dos estudantes sobre as características do tutor, considerando-se os pontos de corte: ausência de percepção (≤ 3,0); boa percepção (>3,0 a < 4,0); e ótima percepção (> 4,0 a 5,0). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética, sob o CAAE: 1 50458621.0.0000.5569 e Número do Parecer: 4.934.320. Resultados: os estudantes apresentaram ótima percepção das características dos tipos de aprendizagem avaliadas pelo escore médio geral (4,15), o que correspondeu a 74,2% das avaliações. A média da pontuação global do tutor dada ao final foi de 8,46, considerada suficiente. Considerando os escores médios por dimensão: aprendizagem construtiva 4,21, aprendizagem autodirigida 4,11, aprendizagem contextualizada 4,20, aprendizagem colaborativa 4,01, e o comportamento interpessoal do tutor 4,01. Todos indicando ótima percepção das características correspondentes. As respostas ao instrumento se mostraram confiáveis (alfa de Cronbach=0,92). Conclusões: o estudo apontou, a despeito das condições adversas, considerando a mudança para o ambiente remoto de aprendizagem e a pandemia pelo SARS-CoV2 que os estudantes foram capazes de perceber as características condizentes com os princípios educacionais fundamentais da ABP nos tutores. Palavras-chaves (DeCS): estudante; aprendizagem baseada em problemas; grupo tutorial; educação em saúde; covid-19; educação à distância.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1645
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