Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1657
Título: Avaliação do controle de qualidade no processo de esterilização com óxido de etileno
Autor(es): LIRA, Maria Danielle Clemente Costa
ARAÚJO, Maria Eduarda Monteiro de
SILVA, Lucas Ermando Ricardo da
BARRETO, Maria Nelly Sobreira de Carvalho
MEDEIROS, Flávia Patrícia Morais de
MAGALHÃES, Bruna Souto
SOUZA, Nayara Ladislau Melo de
Palavras-chave: Óxido de etileno
Esterilização
Controle de qualidade
Segurança
Data do documento: 2023
Resumo: RESUMO Introdução: A esterilização é o processo de eliminar microrganismos a ponto de não serem detectáveis em cultura-padrão. Métodos de esterilização incluem físicos, químicos (como o Óxido de Etileno (ETO) e mecânicos. O óxido de etileno é útil para materiais sensíveis a altas temperaturas, mas é tóxico e responsável pela formação de alguns resíduos que provocam danos à saúde. A validação é crucial para garantir a segurança e a integridade dos materiais após a esterilização por ETO. Objetivos: Abordar os procedimentos de controle de qualidade pós-esterilização por óxido de etileno em materiais de origem industrial e hospitalar em uma instituição privada de esterilização. Métodos: A pesquisa tem caráter descritivo, quantitativo e laboratorial. O estudo tem características embasadas na descrição do controle de qualidade no processo de esterilização com óxido de etileno. Os dados foram coletados entre os meses de junho a agosto de 2023 por meio de pesquisa interna sobre sua efetividade e esterilidade. Resultados: Os resultados indicaram a ausência de resíduos tóxicos, garantindo que o óxido de etileno não ultrapassou o limite estipulado pela Portaria Interministerial n°482, de 16 de abril de 1999. Além disso, o controle microbiológico revelou que todas as amostras estavam livres de microrganismos. Conclusões: O estudo com óxido de etileno em materiais hospitalares e industriais obteve resultados altamente satisfatórios. A aeração pós-esterilização manteve resíduos tóxicos dentro de limites aceitáveis. O controle microbiológico ao longo de três meses não detectou microrganismos, garantindo a esterilidade. A pesquisa confirma que a esterilização com óxido de etileno, com aeração adequada e controle microbiológico rigoroso, assegura a segurança e qualidade dos materiais médico-hospitalares, promovendo um ambiente de saúde livre de riscos microbiológicos. Palavras-chave: Óxido de Etileno: Esterilização; Controle de Qualidade; Segurança.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Programa de Graduação da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS, como requisito à obtenção de título de Bacharel em Farmácia.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1657
Aparece nas coleções:Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Danielle e Maria Eduarda.pdf769.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.