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Título: Fatores preditores da síndrome de Burnout desenvolvidos em estudantes durante o estágio curricular obrigatório: um estudo transversal
Título(s) alternativo(s): Predictors of burnout syndrome developed in students during their compulsory curricular internship: a cross-sectional study
Predictores del síndrome de burnout desarrollado em estudiantes durante sus prácticas curriculares obligatorias: un estudio transversal
Autor(es): DIAS, Emilyn Alves
BRANCO, Consuêlo Maria Braga Pierre
SOUSA, Jean Davison da Silva
MELO, Lorena Ferreira
OLIVEIRA, Stviny Rubem Almeida de
SILVA, Thais Gabrielle de Souza
SILVA, Rubiane Gouveia de Souza e
MOURA, Thais Andrea de Oliveira
Palavras-chave: Estudantes
Esgotamento psicológico
Internato e residência
Humanos
Universidades
Data do documento: 2023
Resumo: RESUMO Objetivo: Identificar a existência de fatores preditores da Síndrome de Burnout nos estudantes da Faculdade Pernambucana de Saúde que estão atuando no estágio curricular obrigatório. Método: Traduz-se em um estudo exploratório, descritivo e transversal, com metodologia quantitativa realizado em agosto de 2023 utilizando os instrumentos "Maslach Burnout Inventory-Student Survey", "Perceived Stress Scale" e "Utrecht Work Engagement Scale" abrigados num formulário único na plataforma Google Forms. Os dados foram digitados, codificados e analisados na plataforma Microsoft Office Excel e apresentados em tabelas. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP CAAE n° 73866323.8.0000.5201. Resultados: Foram coletadas 66 respostas ao formulário, sendo 46 (69,7%) entre os 18 e 24 anos de idade, 52 (78,8%) mulheres cis-gênero, 47 (71,2%) consideram-se brancos, 53 (80,3%) disseram que não exercem nenhuma atividade remunerada e 58 (87,9%) mora com outra pessoa. Conclusão: Não encontrou-se relação entre a síndrome e a maioria das variáveis sociodemográficas, excetuando-se a análise de idade, observando uma incidência nas pessoas mais jovens. Além disso, muitos estudantes apresentaram exaustão emocional e ineficácia profissional. Em contrapartida, não houve rebaixamento dos níveis de engajamento nos estudos, apesar das demandas acadêmicas. Palavras-chave: Estudantes; Esgotamento Psicológico; Internato e Residência; Humanos; Universidades
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1660
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