Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1682
Título: Traços de ansiedade e comportamento alimentar em pacientes com HIV/AIDS acompanhados no ambulatório de um hospital de Pernambuco
Título(s) alternativo(s): Traces of anxiety and eating behavior in patients with HIV/AIDS followed up in the outpatient of a hospital in Pernambuco
Autor(es): AGUIAR, Yasmin De Miranda
GADELHA, Raissa Magna de Albuquerque
SOUSA, Bruno Soares de
CHAGAS, Camila Lima
Palavras-chave: Estado nutricional
HIV/AIDS
Ansiedade
Comportamento Alimentar
Data do documento: 2023
Resumo: RESUMO Introdução: Com o surgimento dos primeiros casos na década de 80, a infecção causada pelo vírus da Imunodeficiência Humana ficou conhecida como AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) afetando milhões de pessoas em todo o mundo. A AIDS é considerada um problema de saúde mundial, onde a maioria dos acometidos encontram-se em países em desenvolvimento que não apresentam recursos financeiros para ações de prevenção e tratamento. A doença é causadora de inúmeros fatores negativos, como as alterações nutricionais, sobrepeso, ansiedade, depressão, afetando diretamente na qualidade de vida e inclusão social desses pacientes na vida comunitária. Esses efeitos irão interferir na mudança de comportamento alimentar do paciente. Objetivo: identificar as alterações no comportamento alimentar e os traços de ansiedade e sua relação com o estado nutricional em pacientes soropositivos para HIV/AIDS.Método: Trata-se de um estudo analítico de corte transversal. Foram obtidas as características demográficas e clínicas, parâmetros antropométricos e bioquímicos. Na avaliação da ansiedade foi usado o questionário IDATE T e quanto ao comportamento alimentar foi usado o HAQTol. Resultados: No estudo com 64 pacientes, os principais resultados deste foram: predominância de pacientes do sexo feminino, com uma média de idade de 42,2 anos. A Maioria dos pacientes apresentou valores abaixo do adequado na classificação da CD4 e CD8. Quanto ao estado nutricional, foi observado um predomínio de eutrofia, conforme o indice de massa corporal e circunferencia da cintura. Mais da metade dos pacientes com HIV/AIDS demonstraram traços de ansiedade em níveis médios, totalizando 87,10%, de acordo com o questionário IDATE T. Houve um predomínio de 58,6% de comportamento alimentar externo, relacionado à desinibição ou perda de controle causada por fatores externos, intrínsecos aos alimentos ou à situação social em que são consumidos, de acordo com o QHCA. Foi observaod uma correlação significativa entre o indice de massa corporal e sintomas e ansiedade( P<0.05).Conclusão: A população deste estudo apresentou associações significativas entre os parâmetros clínicos e antropométricos com a ansiedade traço. Além disso, os benefícios desse acompanhamento estão associados à melhor evolução clínica e redução de complicações e acarretem na qualidade de vida. Palavras-chave: Estado nutricional; HIV/AIDS; Ansiedade; Comportamento Alimentar.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1682
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_YASMIN.pdf176.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.