Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1690
Título: Bilinguismo e desenvolvimento cognitivo na infância: um guia de orientação para pais
Autor(es): FONTE, Fernanda Gouveia da
ALMEIDA, Júlia Vasconcelos de
BARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes
Palavras-chave: Bilinguismo
Desenvolvimento cognitivo
Guia
Infância
Pais
Data do documento: 2023
Resumo: RESUMO INTRODUÇÃO: O bilinguismo, caracterizado pelo domínio de duas línguas por um indivíduo, é um fenômeno global de relevância. Este trabalho apresenta um guia para pais interessados no tema, destacando a evolução das percepções sobre o impacto do bilinguismo no desenvolvimento cognitivo. Nos dias de hoje a definição de "bilíngue" abrange um espectro mais amplo de habilidades linguísticas, desafios podem surgir, independentemente do contexto linguístico, e o guia explora como o bilinguismo influencia a cognição e a neuroplasticidade funcional. Diferenças entre crianças bilíngues e monolíngues são cruciais e o estudo enfatiza o envolvimento positivo dos pais no desenvolvimento da segunda língua de seus filhos, promovendo um ambiente bilíngue equilibrado que enriquece tanto o aspecto cognitivo quanto o social e cultural das crianças. OBJETIVO: O objetivo deste trabalho foi desenvolver um guia para orientar os pais sobre a importância do bilinguismo e sua relação com o desenvolvimento cognitivo na infância. MÉTODO: O guia foi construído em um modelo de design instrucional, composto por cinco etapas segundo o método ADDIE, que significa: análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação, que representa as cinco fases do processo de criação do material. As partes da implementação e avaliação não foram realizadas no por não fazerem parte do presente trabalho. RESULTADO E DISCUSSÃO: A versão final do produto resultou em um guia de orientação para os pais com base em 17 artigos e com o objetivo de fornecer informações embasadas sobre o Bilinguismo e Desenvolvimento Cognitivo na Infância. O guia foi elaborado pelos autores usando a plataforma Canva e combina recursos visuais e textuais para melhorar a compreensão. Os resultados enfatizam que o Bilinguismo é comum em muitas pessoas e que as ideias sobre seu conceito e impacto evoluíram ao longo do tempo. O trabalho aborda questões relacionadas ao Bilinguismo na infância, destacando seus efeitos cognitivos e socioemocionais ao longo da vida. Além disso, fornece informações sobre como os pais podem apoiar seus filhos, incluindo incentivo, interesse, recursos e promoção da alfabetização na segunda língua. CONCLUSÃO: Em suma, o bilinguismo desempenha um papel importante para o desenvolvimento cognitivo infantil, e a criação do guia por meio do método ADDIE é um passo significativo para informar e esclarecer dúvidas dos pais. Através dessa iniciativa, espera-se que mais pais e responsáveis se interessem e incentivem suas crianças a aprender outra língua, visando como o aprendizado de dois idiomas desde a infância pode enriquecer as habilidades cognitivas, promover a flexibilidade mental e contribuir para uma compreensão mais profunda da diversidade linguística e cultural. PALAVRAS-CHAVE: Bilinguismo, desenvolvimento cognitivo, guia, infância, pais.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade Pernambucana de Saúde, como requisito para obtenção do Bacharel em Psicologia.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1690
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Bilinguismo e desenvolvimento cognitivo na infância um guia de orientação para pais.pdf2.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.