Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1697
Título: O efeito da cabergolina sobre a pressão arterial: um ensaio clínico randomizado
Título(s) alternativo(s): The effect of cabergoline on blood pressure: a randomized clinical trial
Autor(es): ANDRADE, Camilla Katarine Delgado
SILVA, Flávio Xavier da
Palavras-chave: Supressão da lactação
Gravidez
Parto
Puerpério
Tratamento farmacológico
Data do documento: 2023
Resumo: Resumo Objetivo: Determinar a ação da cabergolina para inibição da lactação sobre a pressão arterial em puérperas. Método: Foi realizado um ensaio clínico randomizado, comparando a cabergolina com medidas físicas (enfaixamento das mamas e crioterapia) para inibição da lactação, em um hospital de referência no Recife – PE. Um banco de dados já coletado em um formulário eletrônico do banco de dados online REDCapâ (Research Eletronic Data Capture) foi utilizado para o estudo atual. Resultado: Não houve alteração da pressão arterial após o uso da cabergolina. Em torno de 95% das mulheres alocadas no grupo cabergolina apresentaram alguns efeitos adversos considerados leves. Os efeitos adversos mais prevalentes decorrentes do uso da cebergolina foram dor epigástrica, náusea e vômito. Conclusão: A cabergolina, utilizada para inibição da lactação, não alterou a pressão arterial. Observamos muitos efeitos adversos leves com o uso da cabergolina, mas que não comprometeram o seu uso. Palavras-chave: supressão da lactação, gravidez, parto, puerpério, tratamento farmacológico.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1697
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Camilla Katarine Delgado Andrade.pdf500.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.