Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/169
Título: Avaliação da acão antimicrobiana de formulações contendo óleos essenciais e parabenos
Autor(es): MATIOSKI, Stefanie Mahnke
SILVA, Luís Cláudio Nascimento da
Palavras-chave: Eugenia brejoensis
Myroxylion peruiferum
concentração inibitória mínima
Metilparabeno
Propilparabeno
Data do documento: 2014
Resumo: Este trabalho objetivou avaliar a atividade antimicrobiana de formulações contendo parabenos (metilparabenos ou propilparabeno) e óleos essenciais de E. brejoensis (OEEB) ou M. peruiferum (OEMP) contra Pseudomonas aeruginosa e Escherichia coli e Staphylococcus aureus. Inicialmente, foram determinada a Concentração Inibitória Mínima (CIM) e hemotoxicidade dos óleos. Em seguida, foi realizado um novo teste para diferentes formulações contendo parabenos (metilparabeno ou propilparabeno) e os óleos essenciais (E. brejoensis ou M. peruiferum). Ambos OEs apresentaram baixos valores de CIM para S. aureus. Para as Gram-negativas, os melhores resultados foram para OEMP. Adicionalmente, os óleos apresentaram baixa citotoxicidade (IC50 de 8,66 mg/mL e 6,85 mg/mL para OEMP e OEEB, respectivamente). Nas formulações, as concentração bacteriostática dos parabenos foram bem menores que as usuais. As formulações que continham OEMP foram as mais ativas. Demonstrou-se o potencial do óleo essencial de M. pereiferum como intensificador da ação antimicrobiana de parabenos. Outras pesquisas deverão ser realizadas visando a utilização deste em fitocosméticos.
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/169
Aparece nas coleções:Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação da acão antimicrobiana de formulações contendo óleos essenciais e parabenos.doc109 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.