Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1714
Título: Associação de fatores externos e risco de prevalência de transtornos alimentares em adolescentes de escolas particulares do Recife/PE
Autor(es): MELO, Maria Cecília Corrêa de Araújo Pedrosa de
MENEZES, Marina Santos
BARROS, Lígia Pereira da Silva
MELO, Mônica Cristina Batista de
Palavras-chave: Adolescente
Comportamento alimentar
Transtorno alimentar
Data do documento: 2023
Resumo: Resumo Trata-se de uma pesquisa do tipo transversal, com abordagem quantitativa, que associou os fatores externos e o risco de prevalência de transtornos alimentares em adolescentes de escolas particulares de Recife/PE. Foram entrevistados 60 adolescentes, de ambos os sexos, com idades de 14 a 17 anos. Eles responderam questionários com informações sociodemográficas e antropométricas e o instrumento Eating Disorder Inventory (EDI-3), utilizado para avaliar a presença/risco de transtorno alimentar. Os resultados encontrados destacaram as associações entre gênero, estado nutricional e as subescalas do instrumento, sendo de maior incidência um índice de massa corporal, com uma maior pontuação para risco das subescalas. Os dados concluíram que esses estudantes podem ser um grupo de risco, visto que eles estão expostos diariamente a fatores externos que influenciam no desenvolvimento de transtornos alimentares, sinalizando a importância de implementar estratégias de prevenção e aumentar a conscientização. Palavras-chave: Adolescente; Comportamento alimentar; Transtorno alimentar.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1714
Aparece nas coleções:Nutrição



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.