Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1742
Título: Produto de acumulação lipídica em pacientes portadores de HIV/AIDS e sua associação com o estado nutricional
Autor(es): LINS, Fernanda de Meira
IGLESSIAS, Giovanna Brasiliano
SOUSA, Bruno Soares de
SILVA, Paola Frassinette de Oliveira Albuquerque
Palavras-chave: HIV
Terapia antirretroviral
Síndrome metabólica
Produto da acumulação lipídica
Estado nutricional
Data do documento: 2023
Resumo: RESUMO Introdução: TARV (terapia antirretroviral) é a terapia medicamentosa para o HIV. Ela não elimina a infecção pelo vírus, mas retarda a sua replicação. No entanto, essa terapia provoca eventos metabólicos adversos caracterizados por dislipidemia, mudanças na composição corporal que podem causar lipodistrofia, resistência insulínica/intolerância à glicose e hipertensão arterial sistêmica. Desse modo torna se necessário avaliar a antropometria das principais medidas corporais e indicadores nutricionais. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar a associação entre o acúmulo do produto lipídico (LAP) e o estado nutricional dos pacientes portadores de HIV/AIDS. Metodologia: Estudo do tipo descritivo, transversal, não controlado, vinculado a uma abordagem quantitativa desenvolvido entre os anos de 2020 e 2021. As informações coletadas se deram mediante consulta aos prontuários dos pacientes atendidos no que também foram entrevistados. Foi utilizado um questionário para obtenção de dados incluindo sexo, raça, ocupação, renda familiar, recebimento de auxílio do governo, ingestão de bebida alcoólica, tabagismo, prática de atividade física, regularidade na TARV, além dos dados clínicos e laboratoriais. Resultados: Participaram da pesquisa 52 pacientes portadores de HIV/AIDS, com quantidade maior de mulheres (n= 57,7%), e menor de homens (n= 42,3%). Destes 46,2% autodeclarados de raça parda, 58,8% desempregados, 74,5% com renda familiar de um a dois salários-mínimos, 51,9% dos participantes recebem auxílio do governo, 63,5% são não etilistas e não tabagistas, maioria (73,1%) não praticante de atividade física e 96,2% com a TARV regular. Segundo o IMC dos pacientes analisados, 42,3% estavam eutróficos e 38,5% com sobrepeso, já a circunferência do braço mostrou eutrofia em 46,2% e desnutrição em 34,6% dos pacientes, metade dos pacientes mostrou normalidade na circunferência da cintura, a outra metade obteve risco metabólico para o parâmetro, em relação à razão cintura quadril, 71,2% não obteve risco metabólico para o parâmetro. Para a análise dos exames laboratoriais bioquímicos 72,5% apresentou triglicerídeo normal e 58% apresentaram HDL baixo, já para o LDL apenas 2% elevado. Conclusão: apesar de o tempo de sobrevida dos pacientes com HIV/AIDS ter aumentado, esta terapia acarreta diversos eventos metabólicos adversos. Embora a maioria dos participantes da pesquisa não apresentar sobrepeso e/ou risco metabólico, a cautelosa anamnese e os exames nutricionais devem ser continuadamente realizados ao longo da vida e do tratamento da TARV para que qualquer consequência indesejada seja evitada. Palavras-Chaves: HIV; Terapia antirretroviral; síndrome metabólica; Produto da Acumulação Lipídica; Estado nutricional.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de graduação em Nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde como requisito para obtenção do título de bacharel em Nutrição.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1742
Aparece nas coleções:Nutrição



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.