Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1816
Título: Óbitos maternos no estado de Pernambuco relacionados às síndromes hipertensivas na gravidez nos período pré e pandêmico da Covid 19
Autor(es): BRAGA, Clara de Holanda
FERREIRA, Clara Soares
RAMOS, Karla da Silva
Palavras-chave: Gestação de alto risco
COVID 19
Eclampsia
Mortalidade materna
Obstetrícia
Data do documento: 2024
Resumo: RESUMO Cenário: A mortalidade materna é um evento traumático que afeta não só o binômio como também toda a família daquela paciente bem como a sociedade como um todo. Entre as causas mais frequentes de morte materna estão as Síndromes Hipertensivas Gestacionais, que podem ser detectadas rapidamente em um Pré-Natal de qualidade. Mesmo antes da COVID 19 estas Síndromes já estavam entre os principais marcadores de morte materna. No entanto, na pandemia, muitas Unidades Básicas de Saúde (UBS) precisaram servir como linha de frente no combate à doença, tornando mais dificultoso o acesso às gestantes ao local, já que elas são consideradas grupos de risco para a enfermidade. Além disso, após a medida de Lockdown, imposta pelo Estado no dia 15 de maio de 2020, criou um impasse no que tange ao acesso a estabelecimentos de saúde e a população, incluindo as gestantes, que ficaram temerosas em procurar atendimento de saúde com receio de não estar doente e contrair o vírus. Objetivo: Identificar a prevalência de óbitos maternos relacionados às síndromes hipertensivas nos períodos pré e pandêmico da COVID 19. Método: O estudo foi descritivo, transversal de abordagem quantitativa, onde foram utilizados dados secundários do banco de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde de 2018 a 2021 do estado de Pernambuco - DATASUS para ilustrar e demonstrar a prevalência dos óbitos em gestantes antes da pandemia e durante esse período epidemiológico que seria de 2018 a 2021 relacionados as síndromes hipertensivas. A coleta de dados foi realizada no mês de abril de 2024, e foi confeccionado um banco de dados no programa Excel e analisados no programa R-Project. Resultados: Foi identificado um aumento no índice de morte maternas durante os anos de 2020 e 2021. Conclusão: Devido ao medo de contrair a COVID 19, pacientes não procuraram serviços de saúde para realização de pré-natais de qualidade, e devido a pandemia mesmo as gestantes e puérperas que receberam diagnóstico adequado e foram atendidas em hospitais de referência tiveram desfecho desfavorável. Descritores: Gestação de alto risco; COVID 19; Eclampsia; Mortalidade Materna; Obstetrícia.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1816
Aparece nas coleções:Enfermagem



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.