Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1843
Título: Efeitos psiquiátricos em indíviduos pós-internamento por Covid-19: uma revisão interativa de literatura
Autor(es): SIQUEIRA, Davi Melo
VILLARROEL, Rodrigo Barros Mendonça
MONTENEGRO, Ana Beatriz Costa
ALBUQUERQUE NETO, João Batista Siqueira de
PAIVA, Vitória Farias
PERAZZO, Maria Augusta Monteiro
DANTAS, Amanda Vasconcellos
PINHEIRO, David
RODRIGUES, André Furtado de Ayalla
Palavras-chave: SARS-CoV-2
Psicotrópicos
Hospitalização
Transtornos mentais
Data do documento: 2023
Resumo: RESUMO Introdução: Como constatado em outras pandemias e desastres humanos, os índices de transtornos mentais sofrem mudanças. Na pandemia do COVID-19, espera-se uma maior prevalência e maior durabilidade dos sintomas neuropsiquiátricos, principalmente, em pacientes internados em leitos de UTI, os quais passaram por situações de maior estresse. Objetivo: Revisar e descrever os efeitos neuropsiquiátricos do internamento hospitalar por COVID-19, bem como suas consequências na prescrição de medicações psicotrópicas. Métodos: Realizou-se revisão interativa da literatura nas bases de dados, embasado nas diretrizes do PRISMA. Foram empregados descritores e/ou palavras chave, de acordo com a base de dados, suas derivações e traduções em inglês e espanhol, assim como combinações utilizando operadores boleanos. Resultados: Os efeitos psiquiátricos decorrentes de infecções graves por COVID-19, reportou uma prevalência significativa de sintomas psiquiátricos em pacientes após a alta hospitalar em um período de até 1 ano. A presença de comorbidades psiquiátricas durante a infecção pela COVID-19 está associada a um aumento nas taxas de hospitalização e mortalidade. O uso de psicotrópicos e iniciados antes da infecção pelo COVID-19 está associado a desfechos mais graves, possivelmente devido ao aumento do risco de eventos cardiovasculares e tromboembólicos, bem como à interferência na resposta imunológica adequada do organismo. O delirium emergiu como o efeito psiquiátrico mais prevalente nos diversos estudos analisados. Conclusão: Encontrou-se associação entre a hospitalização por COVID-19 e os sintomas psiquiátricos, que também estão correlacionados com uma maior mortalidade decorrente do internamento. Novos estudos são imperativos para elucidar as múltiplas associações estabelecidas entre sintomas psiquiátricos e COVID-19. Palavras-chave: SARS-CoV-2. Psicotrópicos. Hospitalização. Transtornos Mentais.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1843
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho finalizado para o tcc.pdf221.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.