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http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1850
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | OLIVEIRA, João Paulo de Barros | - |
dc.contributor.author | DANTAS, Midian Macedo | - |
dc.contributor.author | ALBUQUERQUE, Renata Nunes Carneiro de | - |
dc.contributor.author | DUQUE, Taciana Barbosa | - |
dc.contributor.author | SILVA, Reneide Muniz da | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-25T12:13:55Z | - |
dc.date.available | 2024-10-25T12:13:55Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1850 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde. | pt_BR |
dc.description.abstract | INTRODUÇÃO: A avaliação formativa promove uma postura ativa dos estudantes sobre sua aprendizagem; na dimensão conhecimento os testes se tornam mais acessíveis no ambiente on-line, com feedback imediato, embora a adesão ainda seja um desafio. OBJETIVOS: Avaliar a opinião e adesão dos estudantes de graduação da área da saúde aos testes formativos em ambiente on-line. MÉTODO: Estudo de avaliação de intervenção educacional realizado na FPS de agosto de 2023 a agosto de 2024, com estudantes de graduação em saúde. Os testes formativos são planejados durante o desenvolvimento dos módulos em ambiente on-line. Foi iniciado no período da pandemia e mantido após o retorno às atividades presenciais. Os participantes receberam por e-mail formulário estruturado com variáveis sociodemográficas e perguntas sobre acesso, compreensão e estímulo aos testes formativos, utilizando escala de Likert de cinco pontos. Através de consulta ao sistema acadêmico foi avaliada a aplicação dos testes e adesão dos estudantes. O ranking médio acima de 3 foi considerado como critério de consenso e utilizado o teste t para comparação de médias. RESULTADO: Do total de 141 estudantes 76,59% relataram que o teste formativo sempre era disponibilizado em seus cursos. A avaliação foi considerada tecnicamente adequada, com instruções claras e questões suficientes. Os estudantes reconheceram que os testes ajudavam na organização dos estudos e na retenção do conhecimento, embora não se sentiam estimulados para a sua realização. A análise dos registros no sistema acadêmico mostrou que a aplicação do teste foi variável entre cursos e períodos sendo a adesão maior nos cursos que elaboraram os testes em mais de 3 módulos por período (p= 0,002). CONCLUSÃO: Os estudantes mostraram-se bem adaptados ao teste e ao ambiente on-line, embora, não se sintam estimulados; maior exposição ao teste esteve associada a maior adesão dos estudantes. Destaca-se a importância de mudança do paradigma do processo avaliativo com mais ênfase nas avaliações formativas como estratégia de melhor adesão. PALAVRAS-CHAVE: Avaliação educacional; Educação; Aprendizagem. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Testes formativos on-line: opinião e adesão de estudantes da área da saúde | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Appears in Collections: | Medicina |
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TCC_TESTES FORMATIVOS ON-LINE_OPINIÃO E ADESÃO DE ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE.pdf | 579.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
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