Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1850
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOLIVEIRA, João Paulo de Barros-
dc.contributor.authorDANTAS, Midian Macedo-
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, Renata Nunes Carneiro de-
dc.contributor.authorDUQUE, Taciana Barbosa-
dc.contributor.authorSILVA, Reneide Muniz da-
dc.date.accessioned2024-10-25T12:13:55Z-
dc.date.available2024-10-25T12:13:55Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1850-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: A avaliação formativa promove uma postura ativa dos estudantes sobre sua aprendizagem; na dimensão conhecimento os testes se tornam mais acessíveis no ambiente on-line, com feedback imediato, embora a adesão ainda seja um desafio. OBJETIVOS: Avaliar a opinião e adesão dos estudantes de graduação da área da saúde aos testes formativos em ambiente on-line. MÉTODO: Estudo de avaliação de intervenção educacional realizado na FPS de agosto de 2023 a agosto de 2024, com estudantes de graduação em saúde. Os testes formativos são planejados durante o desenvolvimento dos módulos em ambiente on-line. Foi iniciado no período da pandemia e mantido após o retorno às atividades presenciais. Os participantes receberam por e-mail formulário estruturado com variáveis sociodemográficas e perguntas sobre acesso, compreensão e estímulo aos testes formativos, utilizando escala de Likert de cinco pontos. Através de consulta ao sistema acadêmico foi avaliada a aplicação dos testes e adesão dos estudantes. O ranking médio acima de 3 foi considerado como critério de consenso e utilizado o teste t para comparação de médias. RESULTADO: Do total de 141 estudantes 76,59% relataram que o teste formativo sempre era disponibilizado em seus cursos. A avaliação foi considerada tecnicamente adequada, com instruções claras e questões suficientes. Os estudantes reconheceram que os testes ajudavam na organização dos estudos e na retenção do conhecimento, embora não se sentiam estimulados para a sua realização. A análise dos registros no sistema acadêmico mostrou que a aplicação do teste foi variável entre cursos e períodos sendo a adesão maior nos cursos que elaboraram os testes em mais de 3 módulos por período (p= 0,002). CONCLUSÃO: Os estudantes mostraram-se bem adaptados ao teste e ao ambiente on-line, embora, não se sintam estimulados; maior exposição ao teste esteve associada a maior adesão dos estudantes. Destaca-se a importância de mudança do paradigma do processo avaliativo com mais ênfase nas avaliações formativas como estratégia de melhor adesão. PALAVRAS-CHAVE: Avaliação educacional; Educação; Aprendizagem.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleTestes formativos on-line: opinião e adesão de estudantes da área da saúdept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_TESTES FORMATIVOS ON-LINE_OPINIÃO E ADESÃO DE ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE.pdf579.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.