Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1869
Título: Avaliação do manejo das varizes esofágicas em pacientes pediátricos em hospital de referência de Pernambuco
Autor(es): CASTRO, Gabriel de Andrade Soares
TEIXEIRA, Beatriz Sotéro Oliveira
BRANT, Giovanna Kempter
FIGUEIREDO, José Luiz de
LEÃO FILHO, Gustavo José Carneiro
Palavras-chave: Endoscopia digestiva alta
Pediatria
Varizes esofágicas
Gastropatia da hipertensão porta
Data do documento: 2024
Resumo: RESUMO Introdução: A doença varicosa do esôfago (DVE), importante causa de hemorragia digestiva alta (HDA), decorre do aumento da resistência ao fluxo venoso portal, sendo a atresia de vias biliares e a trombose de veia porta (TVP) as principais etiologias pediátricas. Embora a abordagem endoscópica da DVE esteja consolidada em adultos, carece-se de estudos sobre sua eficácia na pediatria. Objetivos : identificar aspectos epidemiológicos e etiológicos de crianças com DVE, elencando os principais achados endoscópicos e correlacionando com as medidas e profilaxias propostas, especialmente aos de alto risco. Metodologia: coorte retrospectivo baseado em prontuários de crianças com DVE acompanhadas no setor de endoscopia entre 2018 e 2023. Resultados: Analisaram-se 111 endoscopias de 49 pacientes, sendo as comorbidades mais prevalentes TVP (49%) e hepatite autoimune (16,3%). A principal indicação endoscópica foi o seguimento de pacientes com DVE (72,9%), sendo os principais achados varizes esofágicas e gastropatia da hipertensão portal. A terapêutica mais empregada aos pacientes de alto risco foi a combinação de ligadura elástica com inibidor de bomba de prótons (58,6%). Conclusão: A HDA é uma importante causa de morbimortalidade nas crianças com hipertensão portal e DVE, fazendo-se valiosa a padronização de condutas que reduzam óbitos nesta população. Palavras-chaves: endoscopia digestiva alta; pediatria; varizes esofágicas; gastropatia da hipertensão porta.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1869
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
- PROJETO FINAL TCC - Documentos Google.pdf775.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.