Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1881
Título: Validação do modelo Troponin-only Manchester Acute Coronary Syndromes no diagnóstico de síndrome coronariana aguda em dois hospitais do Recife
Autor(es): SANTIAGO, Bianca Lins
GHEREN, Gabriela Rezende
ALEIXO, Raquel Lourenço
Palavras-chave: Síndrome Coronariana Aguda
Diagnóstico precoce
Emergências
Data do documento: 2024
Resumo: RESUMO Fundamento: O modelo Troponin-only Manchester Acute Coronary Syndromes (T-MACS) é um instrumento de auxílio diagnóstico de Síndrome Coronariana Aguda (SCA), cujo diagnóstico é um desafio enfrentado no cotidiano das emergências brasileiras, portanto, uma ferramenta que facilite a exclusão diagnóstica e a determinação da SCA nos pacientes que se apresentam na emergência com dor torácica de origem aparentemente cardíaca minimiza riscos desnecessários gerados pela espera dos resultados de exames complementares e auxilia no correto manejo destes pacientes. Objetivos: Avaliar a aplicabilidade do modelo T-MACS no cenário de saúde brasileiro, avaliando a sensibilidade, especificidade, o valor preditivo positivo (VPP) e o valor preditivo negativo (VPN), comparando com os resultados obtidos no estudo original. Métodos: Estudo de corte transversal com componente quantitativo em dois hospitais terciários do Recife-PE, com população composta de pacientes maiores de 18 anos com quadro de dor torácica atendidos nas emergências entre Fevereiro e Agosto de 2024. Resultados: O modelo T-MACS apresentou uma sensibilidade de 98,8%, uma especificidade de 35,6%, e uma acurácia de 81,8%, com um VPP de 80,7% e um VPN de 91,3%. Conclusões: O T-MACS se mostrou uma ferramenta segura e eficiente em diagnosticar casos positivos de SCA, apesar de apresentar uma baixa especificidade. A maioria dos resultados positivos são verdadeiros positivos e dos casos negativos, são confiáveis, evidenciando o T-MACS como sendo um excelente guia e meio de confirmação em casos de suspeita de SCA.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1881
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO T-MACS.pdf346.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.