Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1883
Título: Motivação dos tutores para treinamento em facilitação no ambiente virtual na aprendizagem baseada em problemas
Autor(es): AGUIAR, Bruna Acevedo de
ALBUQUERQUE, Priscilla Macedo Tenório de
MOURA, Yasmin Figueirôa Rosa de
ALBUQUERQUE, Lucas Cavalcanti Tenório de
FALBO, Ana Rodrigues
MELO, Brena Carvalho Pinto de
MEDEIROS, Flávia Patrícia Morais de
Palavras-chave: Motivação
Fórum
Tutor
Aprendizagem baseada em problemas
Treinamento
Data do documento: 2024
Resumo: RESUMO Cenário: na Aprendizagem Baseada em Problemas os grupos tutoriais acontecem em dois encontros presenciais por semana e entre eles, com a finalidade de manter a funcionalidade do grupo, pode se utilizar o fórum como ferramenta do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Para que o fórum funcione de maneira efetiva é fundamental o treinamento adequado do tutor, pois esse será o responsável por estimular os participantes a alcançarem os objetivos de aprendizagem pretendidos. Objetivo: avaliar a motivação intrínseca do tutor em relação a sua participação no curso para facilitação no ambiente virtual de aprendizagem. Métodos: foi realizado estudo transversal, na Faculdade Pernambucana de Saúde, no período entre setembro de 2023 a setembro de 2024, envolvendo tutores dos quatro primeiros anos do curso de Medicina. Foi utilizado o Inventário de Motivação Intrínseca, composto por 45 itens distribuídos em sete subescalas: interesse/prazer, competência percebida, esforço/importância, pressão/tensão, percepção de escolha e integração. A análise do inventario foi feita por meio do cálculo da média aritmética dos 45 itens, compondo o escore médio geral (EMG) e cada subescala foi definida por meio da média aritmética do conjunto de itens que a compõe, definindo o escore médio por subescala (EMS). Foram definidos os seguintes pontos de corte segundo os escores médios: ≤3,0 (não verdadeiro/não motivado), >3,0 e <6,0 (algo verdadeiro/motivado) e ≥6,0 (muito verdadeiro/muito motivado). Aspectos éticos: o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da FPS: CAAE: 73291923.4.0000.5569 e Número do Parecer: 6.332.229. Resultados: o escore médio geral do inventario foi de 4,84, indicando motivação com a realização do curso (96,8% dos tutores). Considerando-se as subescalas foram observados os seguintes EMS: Interesse/prazer 5,42, Competência percebida 5,21, Esforço e importância 4,79, Pressão/tensão 1,94 (80,6% dos tutores), Percepção de escolha 4,33, e Integração 5,13, indicando motivação e na subescala Valor/utilidade 6,21 muita motivação. Conclusões: Os tutores se mostraram motivados com a realização do Curso de facilitação no ambiente virtual de aprendizagem, sobretudo, quanto ao valor utilidade desse treinamento, no entanto, apontaram tensão e pressão na sua realização o que vai exigir reflexão sobre a forma de engajamento e condução dos treinamentos dos tutores. Palavras-chave (DeCS): Motivação; Fórum; Tutor; Aprendizagem Baseada em Problemas; Treinamento.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1883
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo ACF FINAL TCC (1).pdf600.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.