Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1892
Título: Elaboração e validação de jogo educativo autoinstrucional e interprofissional sobre imunização para estudantes de uma faculdade de saúde em Recife/PE
Autor(es): COSTA, Igor Pereira
MATIAS, Maria Eduarda Borges
SILVA, Áchelles Monise Batista da
SANTOS, Isabelle Thais da Silva
SOARES, Gustavo Henrique dos Santos
FALBO NETO, Gilliatt Hanois
LIMA, Eduardo Jorge da Fonseca
SILVA, Angélica Xavier da
Palavras-chave: Imunização
Cobertura vacinal
Programa nacional de imunização
Jogos experimentais
Educação interprofissional
Data do documento: 2024
Resumo: RESUMO Introdução: A institucionalização do Programa Nacional de Imunizações (PNI) ocorreu em 1975, mas somente em 2004 foi publicado o calendário vacinal distribuído de acordo com as faixas etárias. Apesar de já terem decorridas 4 décadas da implantação do PNI e dos inúmeros avanços alcançados, os quais são vistos por meio da erradicação de doenças anteriormente fatais, o Brasil não só não alcançou a meta instituída pelo Ministério da Saúde (MS), como está distante de tal feito. Isso pode ser analisado pelos dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), o qual aponta que entre os anos de 2019 e 2021 houve uma redução de 14% na cobertura vacinal. Essa falta de ampliação da imunização ocorre pela ausência de profissionais qualificados, uma vez que é preciso conhecimento para avaliar pendências da cobertura vacinal, idades permitidas para administração das vacinas, além da habilidade para fazer uma busca ativa de cidadãos que vão ao posto de saúde. Por conseguinte, é fundamental o desenvolvimento e implementação de recursos, como as novas tecnologias digitais, na construção do conhecimento, uma vez que atende as demandas da atual geração de graduandos. Objetivo: Elaborar e validar um jogo educativo interprofissional autoinstrucional sobre a imunização para estudantes da área de saúde. Método: O estudo consiste na elaboração de um jogo educativo interprofissional autoinstrucional para consolidação do conhecimento sobre o calendário vacinal para estudantes. O jogo foi desenvolvido a partir de uma revisão integrativa da literatura, com base no modelo de desenho instrucional ADDIE, no período de setembro de 2023 a outubro de 2024. O jogo foi desenvolvido pela plataforma Unity em 3D pela empresa Mangroove. O teste de usabilidade foi realizado por 16 estudantes dos cursos de saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), por meio de um instrumento de coleta de dados, o qual foi composto por um questionário para avaliar o perfil sociodemográfico e questionário com o instrumento de avaliação de jogos sérios MSGUI. Para avaliar a confiabilidade dos dados foi adotado o Alpha de Cronbach e os dados foram avaliados no software Jamovi, versão 2.3.28 Resultados: O jogo educativo "Imunniz” foi dividido em quatro módulos e possui vídeos, simulações de cenários práticos e perguntas para reforçar o aprendizado. Ao longo do processo, os estudantes revisam conteúdos e corrigem erros, preparando-se de forma interativa para a prática profissional. O jogo foi aprovado pelos estudantes, com o Alpha de Cronbach de 0,90. Conclusão: O jogo “Imunniz” se mostrou como instrumento efetivo para a consolidação do conhecimento acerca do calendário vacinal. Palavras-chave (DeCS): imunização; cobertura vacinal; programa nacional de imunização; jogos experimentais; educação interprofissional.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1892
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC IMUNIZACAO__O 30_09_24.pdf1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.