Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1909
Título: Efetividade da implantação de um projeto de melhoria na redução da extubação não programada
Autor(es): SILVA, Heloísa de Morais
SOUZA, Nathália Caroline Chagas de
ALVES, Maria Eduarda Gondim Spinelli
NOGUEIRA, Lidier Roberta Moraes
CORDEIRO, José Douglas de Souza
Palavras-chave: Extubação não planejada
Ventilação mecânica
Unidade de terapia intensiva
Complicações
Segurança do paciente
Melhoria da qualidade
Data do documento: 2024
Resumo: RESUMO Introdução A ventilação mecânica (VM) é um método de suporte que substitui total ou parcialmente a ventilação espontânea e está indicada na insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada, proporcionando melhora das trocas gasosas. Para evitar complicações relacionadas ao seu uso, recomenda-se um desmame gradual e evolução para a extubação de forma planejada. Entretanto, existem também as extubações não programadas (ENP), que podem levar a reintubação ou até mesmo à morte. A fim de reduzir os riscos da ENP, foram criados protocolos e bundles com o objetivo de melhorar as condições dos cuidados aos pacientes e capacitar os profissionais para o atendimento adequado nas Unidades de Terapia Intensiva. A implementação contínua de projetos de melhoria nas instituições é essencial para analisar falhas e otimizar o atendimento. Isso resulta em melhor desempenho da equipe e maior eficiência dos processos. Objetivo: Analisar a efetividade da implementação de um modelo de projeto de melhoria como produto técnico na redução das extubações não programadas na UTI do Hospital Nossa Senhora das Graças (Hospital Alfa). Métodos: Trata-se da implementação de um projeto de melhoria observacional e de intervenção, com desenho quase experimental, desenvolvido em duas fases do tipo antes e depois, de abordagem quantitativa na UTI 8 do Hospital Alfa. Resultados: Os resultados mostraram uma redução significativa nas ocorrências desse evento adverso. Antes da aplicação do projeto, no segundo semestre de 2023, a UTI 8 teve 49 casos de extubações, com 4 não programadas, resultando em um somatório das taxas mensais de 52%. No primeiro semestre de 2024, após as melhorias implantadas, ocorreram 59 extubações, sendo apenas 2 não programadas, reduzindo essa taxa para 16%. Conclusões: Este estudo avaliou a efetividade de um ciclo de melhoria na redução da taxa de ENP. A partir dos resultados alcançados, destaca-se a viabilidade das ações de melhoria, que são de baixo custo e fácil aplicação. Recomenda-se a realização de futuros estudos com amostras maiores para explorar a adesão da equipe multidisciplinar aos treinamentos. A participação efetiva da equipe é fundamental para garantir a implementação das melhorias propostas, visando a segurança e qualidade do atendimento ao paciente. Palavras-chave: Extubação não planejada; Ventilação Mecânica; Unidade de Terapia Intensiva; Complicações; Segurança do Paciente; Melhoria da Qualidade
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1909
Aparece nas coleções:Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIC Final Nathália e Heloisa. Repositório.pdf349.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.