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dc.contributor.authorFALCÃO, Larissa Oliveira-
dc.contributor.authorMARTINS, Amanda Rago Constantino-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Deusdete Mayara de-
dc.contributor.authorJULIÃO, Jullia Maria Fernandes-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Maria Luiza de Albuquerque-
dc.contributor.authorVERAS, Samuel Rodrigo de Andrade-
dc.contributor.authorFIGUEIRA, Manoela Almeida Santos da-
dc.date.accessioned2024-11-26T17:39:32Z-
dc.date.available2024-11-26T17:39:32Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1910-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Odontologia da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractResumo Objetivo: Apresentar um panorama da integração da Prótese Buco-Maxilo-Facial nas grades curriculares dos cursos de Odontologia da Região Metropolitana do Recife. Metodologia: Estudo observacional, descritivo e analítico, de corte transversal, que examinou questionários estruturados para este fim e aplicados em uma plataforma online aos graduandos de Odontologia de Instituições de Ensino Superior na Região Metropolitana do Recife entre o 5º e o 10º período. Uma amostragem, do tipo bola de neve, foi realizada durante o período de coleta de dados, que ocorreu entre março e agosto de 2024. Resultados: A amostra final foi composta por 92 estudantes, todos possuindo conhecimento prévio sobre Prótese Buco-Maxilo-Facial. Dentre os participantes, 82,6% declararam a disciplina como obrigatória. Adicionalmente, 15,2% mencionaram que as atividades práticas incluem a clínica, e 48,9% avaliaram a disciplina como satisfatória para o desenvolvimento de suas habilidades. No que tange ao interesse em seguir carreira na área, apenas 34,8% dos estudantes manifestaram ter considerado ou estarem considerando essa possibilidade. Conclusão: A disciplina de Prótese Buco-Maxilo-Facial permanece como um componente obrigatório na maioria dos cursos de Odontologia, apresentando predominantemente uma abordagem teórico-laboratorial. Foi identificado que o conhecimento acerca da PBMF é adquirido predominantemente após o ingresso na graduação, resultando em um baixo interesse dos estudantes pela área. Isso ressalta a necessidade de fomentar o interesse dos discentes pela disciplina, preparando-os para os desafios do mercado profissional e destacando as oportunidades e a relevância dessa especialidade na prática odontológica. Palavras-chave: Prótese Maxilofacial; Ensino Superior; Odontologia.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPrótese maxilofacialpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.titleConhecimento dos estudantes de odontologia sobre o papel da prótese buco-maxilo-facial como componente curricular para formação do cirurgião-dentistapt_BR
dc.title.alternativeKnowledge of dentistry students about the role of oral and maxillofacial prosthesis as a curricular component for the training of dental surgeonspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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