Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1910
Título: Conhecimento dos estudantes de odontologia sobre o papel da prótese buco-maxilo-facial como componente curricular para formação do cirurgião-dentista
Título(s) alternativo(s): Knowledge of dentistry students about the role of oral and maxillofacial prosthesis as a curricular component for the training of dental surgeons
Autor(es): FALCÃO, Larissa Oliveira
MARTINS, Amanda Rago Constantino
OLIVEIRA, Deusdete Mayara de
JULIÃO, Jullia Maria Fernandes
RODRIGUES, Maria Luiza de Albuquerque
VERAS, Samuel Rodrigo de Andrade
FIGUEIRA, Manoela Almeida Santos da
Palavras-chave: Prótese maxilofacial
Ensino superior
Odontologia
Data do documento: 2024
Resumo: Resumo Objetivo: Apresentar um panorama da integração da Prótese Buco-Maxilo-Facial nas grades curriculares dos cursos de Odontologia da Região Metropolitana do Recife. Metodologia: Estudo observacional, descritivo e analítico, de corte transversal, que examinou questionários estruturados para este fim e aplicados em uma plataforma online aos graduandos de Odontologia de Instituições de Ensino Superior na Região Metropolitana do Recife entre o 5º e o 10º período. Uma amostragem, do tipo bola de neve, foi realizada durante o período de coleta de dados, que ocorreu entre março e agosto de 2024. Resultados: A amostra final foi composta por 92 estudantes, todos possuindo conhecimento prévio sobre Prótese Buco-Maxilo-Facial. Dentre os participantes, 82,6% declararam a disciplina como obrigatória. Adicionalmente, 15,2% mencionaram que as atividades práticas incluem a clínica, e 48,9% avaliaram a disciplina como satisfatória para o desenvolvimento de suas habilidades. No que tange ao interesse em seguir carreira na área, apenas 34,8% dos estudantes manifestaram ter considerado ou estarem considerando essa possibilidade. Conclusão: A disciplina de Prótese Buco-Maxilo-Facial permanece como um componente obrigatório na maioria dos cursos de Odontologia, apresentando predominantemente uma abordagem teórico-laboratorial. Foi identificado que o conhecimento acerca da PBMF é adquirido predominantemente após o ingresso na graduação, resultando em um baixo interesse dos estudantes pela área. Isso ressalta a necessidade de fomentar o interesse dos discentes pela disciplina, preparando-os para os desafios do mercado profissional e destacando as oportunidades e a relevância dessa especialidade na prática odontológica. Palavras-chave: Prótese Maxilofacial; Ensino Superior; Odontologia.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Odontologia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1910
Aparece nas coleções:Odontologia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.