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Título: Extensão curricularizada de práticas integrativas e complementares: relato de experiência dos estudantes de uma instituição de saúde de referência de Pernambuco
Autor(es): GODOI, Yasmim Gabriele Sousa
FRANÇA, Alana Gomes de
COSTA, Juliana Monteiro
CUNHA, Ivana Glaucia Barroso da
Palavras-chave: Práticas de saúde integrativas e complementares
Faculdade de farmácia
Cuidados integrais de saúde
Data do documento: 2024
Resumo: RESUMO Cenário: A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares existe desde 2006 e, atualmente, são oferecidas diversas técnicas de Práticas Integrativas e Complementares, a saber: acupuntura, ventosaterapia, auriculoterapia, massagem, fitoterapia e também técnicas de exercícios respiratórios, tais como: Yoga, Tau Chi, Qi Gong, meditação. Trata-se, portanto, de práticas não medicamentosas que tem como objetivo trabalhar o cuidado integral e humanizado do indivíduo, além de proporcionar a educação em saúde e autocuidado. Apesar do crescimento da oferta das Práticas Integrativas na atenção primária desde 2017, ainda há pouco conhecimento da população em relação aos seus benefícios. De modo inovador, a Faculdade Pernambucana de Saúde implantou em 2023, como extensão curricularizada no curso de Farmácia, um ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares visando o cuidado ao paciente. Tal prática oferece atividades de Práticas Integrativas e Complementares para os colaboradores da referida instituição de ensino, como também para a população da comunidade de tijolos, que situa no entorno da faculdade. Objetivo: Analisar como as técnicas das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) podem contribuir para a formação de um profissional de saúde com um olhar integral e humanizado no cuidado ao paciente. Métodos: Trata-se de um estudo de natureza retrospectiva, propectiva, qualitativa, cujos participantes serão estudantes que participaram da Extensão Curricular de Práticas Integrativas do 7º Período do curso de Farmácia da FPS. O período do estudo acontecerá entre os meses de Março de 2025 a Outubro de 2025, estando a coleta de dados prevista para acontecer entre os meses de Março de 2025 à Agosto de 2026. Como instrumento para coleta de dados será utilizado um questionário com os dados sociodemográficos e acadêmicos para traçar o perfil da população estudada e também o Grupo Focal. Essa técnica acontece a partir da interação grupal, permitindo uma ampla problematização sobre um tema ou foco específico. O debate será norteado por um roteiro de oito perguntas previamente estabelecido, contendo uma questão introdutória, uma pergunta de transição, cinco questões chave e uma pergunta de encerramento. O debate será gravado, conforme autorização prévia de todos os participantes da pesquisa, e posteriormente transcrito de modo literal, garantindo a fidedignidade dos dados. Os dados coletados por meio do Grupo Focal serão analisados de acordo com a Técnica de Análise de Conteúdo Temática proposta por Minayo. Aspectos Éticos: A pesquisa atenderá às normas éticas preconizadas pela Resolução 510/16 do Conselho Nacional de Saúde e todas as etapas do estudo somente serão iniciadas após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Faculdade Pernambucana de Saúde. Os participantes serão informados sobre os objetivos da pesquisa e a partir da decisão voluntária de fazer parte do estudo, os mesmos assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, o qual resguarda o participante de possíveis riscos e benefícios, assim como assegura o sigilo e anonimato da participação. Resultados Esperados: Espera-se que os dados oriundos da pesquisa contribuam para uma formação mais humanizada e integral dos futuros profissionais do curso de saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde. Palavras-chave (DeCS): Práticas de Saúde Integrativas e Complementares; Faculdade de Farmácia; Cuidados Integrais de Saúde.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1936
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