Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1939
Título: Avaliação dos fatores de risco e preditores ecocardiográficos para o desenvolvimento de fibrilação atrial no pós operatório de cirurgia de troca valvar: um estudo transversal
Autor(es): SANTOS, Ana Carolina Bezerra Chagas
VIEIRA, José Gabriel Linhares
CORREIA NETO, Renato Sette de Barros
COUTO, Nicholas Kevin Silveira
LIRA NETO, Alberto Guilherme Azevedo de
ANCHIETA, Ana Luísa Teófilo
DAVIDE, Bianca Júlia Silva de Santana
FALBO NETO, Gilliat Hanois
LINS, Eliane Mendes Germano
BRITO, Evandro Cabral
Palavras-chave: Fibrilação atrial
Valvopatia
Fatores de risco
Ecocardiografia
Período pós-operatório
Data do documento: 2024
Resumo: RESUMO Objetivo: Avaliar os fatores de risco clínico-epidemiológicos e preditores ecocardiográficos da fibrilação atrial pós operatório (FAPO) em pacientes submetidos à troca valvar. Métodos: O estudo foi realizado mediante preenchimento de um formulário contendo fatores de risco e preditores ecocardiográficos associados à FAPO, envolvendo pacientes maiores de 18 anos atendidos no ambulatório de cardiopatia valvar do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), submetidos a cirurgia de troca valvar. A amostra foi obtida por conveniência e as análises realizadas nos Softwares RStudio e Excel 365. Foi descrita a associação de aspectos clínico-epidemiológicos e ecocardiográficos ao desenvolvimento da FAPO. Resultados: Dos 385 prontuários avaliados, apenas 28 cumpriam os critérios de elegibilidade. 15 pacientes eram do sexo masculino e 13, do feminino. A média de idade foi de 51,5 anos. 53,6% dos pacientes eram hipertensos, 21,4% eram diabéticos e apenas um tinha DPOC. A média do volume médio do átrio esquerdo foi de 95,6mL e a da fração de ejeção do ventrículo esquerdo foi de 62,2%. O tempo médio de internamento em UTI foi de 6 dias e o de internamento hospitalar total, 20 dias. Conclusão: O estudo demonstrou que os preditores clínico-epidemiológicos e ecocardiográficos relacionados à fibrilação atrial pós-operatório descritos na literatura foram observados na maioria dos pacientes inclusos na pesquisa. Palavras-chave: Fibrilação atrial; Valvopatia; Fatores de risco; Ecocardiografia; Período pós-operatório.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1939
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIBIC FAPO - FINAL-1.PDF191.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.