Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1953
Título: Curso na modalidade à distância para realização de feedback pelo tutor nos grupos tutoriais
Título(s) alternativo(s): Distance learning program for tutor’s feedback in tutorial groups
Autor(es): OLIVEIRA, Bianca Guirra de Matos
SETTE, Paloma Gomes Tavares
SILVA, Michelle Lima de Carvalho
SOUSA, Natália Sá Freire de
SILVA, Camila Barreto
FALBO, Ana Rodrigues
SILVA, Bruno Hipólito da
Palavras-chave: Educação a distância
Aprendizagem baseada em problemas
Feedback
Tutoria
Data do documento: 2024
Resumo: RESUMO: Cenário: o objetivo do feedback no grupo tutorial da Aprendizagem Baseada em Problema é ajudar os estudantes a identificarem os aspectos que precisam ser melhorados para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas. Ao receber feedback sobre as tarefas realizadas, os estudantes podem refletir sobre seus próprios processos de aprendizagem e implementar os ajustes necessários para melhorar seu desempenho futuro. Objetivo: elaborar curso no formato à distância para desenvolvimento de habilidades e competências dos docentes para a condução de sessões de feedback em grupos tutoriais. Métodos: foi realizado estudo metodológico de elaboração de curso no formato à distância, na Faculdade Pernambucana de Saúde, durante o período entre setembro de 2023 a setembro de 2024, utilizando o desenho Instrucional ADDIE composto por cinco etapas: Análise (analysis); Desenho (design); Desenvolvimento (development); Implementação (implementation); Avaliação (evaluation). Para o estudo atual foram realizadas as etapas até o desenvolvimento. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FPS (CEP/FPS) com o CAAE: 73180623.30000.5569 e Número do Parecer: 6.302.669. Resultados: foi elaborado curso utilizando-se o desenho instrucional ADDIE, buscando se identificar as necessidades do público-alvo por meio da realização de um grupo focal, composto por seis tutores de medicina selecionados por conveniência. Na etapa de Desenho foi realizada a elaboração dos objetivos de aprendizagem, utilizando-se a Taxonomia revisada de Bloom, contemplando os domínios de aprendizagem cognitivo, psicomotor e afetivo. Para a etapa de Desenvolvimento todo o conteúdo foi estruturado a partir de diferentes estratégias didáticas e tecnológicas na tentativa de favorecer experiências multissensoriais de aprendizagem, com a exibição de avatar, imagens, vídeos, hiperlinks e elaboração de questões. Conclusões: foi elaborado curso para o desenvolvimento de habilidades e competências do tutor para a realização de sessões de feedback em grupos tutoriais na Aprendizagem Baseada Problemas, utilizando-se a estratégia de desenho instrucional ADDIE e a taxonomia revisada de Bloom para a elaboração dos objetivos de aprendizagem. Espera-se dessa forma que o feedback seja uma ferramenta que contribua para um processo de aprendizagem mais efetivo. Palavras-chave (DeCS): Educação a Distância; Aprendizagem Baseada em Problemas; Feedback; Tutoria.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1953
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo FB publicação 31.10.24.pdf562.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.