Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1963
Título: Desenvolvimento e validação de um guia para estimulação elétrica funcional em pediatria: um recurso inovador para capacitar fisioterapeutas no tratamento de crianças com fraqueza muscular
Autor(es): ALVES, Maria Eduarda Gondim Spinelli
SILVA, Heloísa de Morais
SOUZA, Nathália Caroline Chagas de
CRUZ, Lara Eugênia Oliveira Lemos de Sá
PIMENTEL, Claudluce Marques
VIEIRA, Juliany Silveira Braglia Cesar
Palavras-chave: Guia
Manual
Estimulação elétrica funcional
FES
Pediatria
Fisioterapeutas
Crianças
Fraqueza muscular
Data do documento: 2024
Resumo: RESUMO Introdução: O tônus muscular se caracteriza como um estado constante de tensão a que os músculos estão submetidos no repouso. A manutenção do tônus depende da integridade do sistema nervoso central (SNC) e do sistema nervoso periférico (SNP), por esse motivo a hipotonia é um sintoma comum decorrente de distúrbios neurológicos que acometem o cérebro, tronco cerebral, medula, nervos e músculo. Dentro da fisioterapia, observa-se uma diversidade de tratamentos para a hipotonia pediátrica, dentre eles destaca-se a eletroterapia. A corrente FES é utilizada para produzir contrações através de impulsos em determinadas musculaturas, favorecendo suas funções, sendo considerada um bom ativador neural controlado, através de correntes de baixa frequência, tem a capacidade de produzir movimentos funcionais em músculos que apresentam falhas de controle motor ou dificuldade contrátil, demonstrando ganho de força e trofismo muscular. Além disso, evidencia-se como a utilização de um manual pode facilitar o uso dessa corrente elétrica, já que podem ser descritas uma série de benefícios, como uma melhor compreensão do conteúdo, uma maior retenção do conhecimento, melhor desempenho em tarefas, aumento da motivação e redução de erros. Objetivo: Elaborar e validar um manual-guia destinado a fisioterapeutas que trabalhem com crianças hipotônicas, a fim de torná-lo uma ferramenta útil, funcional e prática, que gere benefícios para quem a utilize. Métodos: Trata-se de um estudo de desenvolvimento e validação de instrumento, identificando-se como um estudo de desenvolvimento de protocolo, desenvolvido em duas fases, abrangendo a região compreendida pelo estado de Pernambuco. Resultados: Os resultados obtidos nesta pesquisa foram fundamentados na análise de dados fornecidos por nove fisioterapeutas pediátricos que participaram da reunião de validação do manual-guia. Para interpretar os dados, foi utilizado o índice de concordância, que levou em consideração a porcentagem das respostas “Concordo” e “Concordo totalmente”, para o cálculo de seu percentual. Através da média de todos os índices, obteve-se um índice de concordância de 91,3%, classificado como excelente. Conclusões: O presente artigo conclui que conseguiu atingir aos objetivos propostos incialmente, com a validação do produto técnico. O manual se mostrou em conformidade em muitos aspectos e estando em conformidade com a literatura. Entretanto, observa-se a necessidade de refinamentos do produto técnico e de outras futuras validações. Palavras-chave: Guia; Manual; Estimulação elétrica funcional; FES; Pediatria; Fisioterapeutas; Tratamento; Crianças; Fraqueza muscular.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1963
Aparece nas coleções:Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Versão oficial final. PDF.pdf1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.