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Título: A relevância do estudante mentor na formação acadêmica dos ingressantes do curso de fisioterapia de uma faculdade de saúde na cidade do Recife
Autor(es): SOUZA, Maria Clara Luz
DAMASCENA, Victor Galdino Andrade Barreto
VIEIRA, Juliany Silveira Braglia Cesar
BARROS, Maria Clara Santos
Palavras-chave: Estudantes saúde
Formação acadêmica
Mentores
Data do documento: 2024
Resumo: RESUMO Cenário: Durante a migração do ensino médio, geralmente vivenciado na metodologia de modalidade tradicional, para uma instituição de ensino superior (IES) que trabalha exclusivamente com a metodologia de ensino ABP, os estudantes ingressantes podem se deparar com alguns desafios relacionados ao método de estudo, à nova rotina acadêmica e aos setores da instituição. O Projeto de Extensão Estudante Mentor é uma estratégia encontrada pela IES com o objetivo de auxiliar os estudantes no primeiro ano da graduação, facilitando assim sua adaptação ao novo ambiente acadêmico. Apesar da importância do tema para a comunidade discente e docente, foram identificados poucos estudos que apresentem dados relacionados aos impactos dessa estratégia no contexto de graduações em saúde. Objetivo: entender a importância dos estudantes mentores na facilitação da adaptação dos ingressantes do curso de fisioterapia no início da graduação na percepção dos calouros. Método: é um estudo descritivo de natureza quantitativa e será realizada uma amostra com estudantes que cursam a graduação em fisioterapia na FPS. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário elaborado pelos pesquisadores com questões sobre o perfil dos estudantes ingressantes, o papel e a atuação do estudante mentor como um facilitador na adaptação à instituição e os encontros de mentoria. Esse questionário foi adaptado no Google Forms, possibilitando assim, a disponibilização de um link e/ou QR Code de acesso enviado via WhatsApp. Posteriormente, os dados coletados foram transcritos em processo de dupla digitação utilizando-se planilhas do aplicativo Excel e analisados por estatística descritiva. Resultados: Participaram da pesquisa 49 estudantes do curso de fisioterapia. A idade dos participantes variou de 17 a 37, em sua maioria do 2º período do curso (40,82%). A concordância sobre o impacto positivo do Projeto de Extensão Estudante Mentor, pelo menos, no início da graduação, expõe que de fato há relevância da mentoria estudantil no processo de adaptação ao Ensino Superior, porém, os dados negativos mostram que podem haver melhorias no projeto. Conclusão: Na percepção dos estudantes ingressantes as mentorias são consideradas um momento de socialização com estudantes mentores bem como são um incentivo para participar de atividades e projetos da instituição. Isso reforça a relevância do estudante mentor, e, a importância de atentar-se a aspectos que possivelmente possam ser melhorados. Palavras chaves: Estudantes Saúde, Formação Acadêmica, Mentores.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1966
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