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dc.contributor.authorTAVARES, José Rodrigo Lucena-
dc.contributor.authorFLORÊNCIO, Marília Aragão-
dc.contributor.authorANDRADE, Raffael Henrique Silva de Oliveira Valgueiro de-
dc.contributor.authorMELO, Brena Carvalho Pinto de-
dc.date.accessioned2025-05-27T15:59:12Z-
dc.date.available2025-05-27T15:59:12Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2004-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO A simulação clínica é uma estratégia educacional consolidada, que permite a reprodução de cenários realistas em ambientes controlados. Na pediatria, ela é especialmente útil diante das especificidades anatômicas, fisiológicas e emocionais do cuidado infantil, que exigem domínio técnico e habilidades interpessoais por parte dos profissionais de saúde. Objetivo: Identificar os conteúdos mais frequentemente abordados em treinamentos com uso de simulação voltados à prática pediátrica. Método: Foi realizada uma revisão sistemática breve em maio de 2025, nas bases PubMed, Scopus e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foram incluídos estudos publicados entre 2020 e 2025 que descrevessem intervenções educacionais com simulação no contexto pediátrico. Os critérios de elegibilidade consideraram o tipo de estudo, o público-alvo e a disponibilidade do texto completo. Ao todo, 43 estudos foram analisados qualitativamente. Resultados: Os temas mais frequentes foram agrupados em cinco categorias: manejo de via aérea e procedimentos respiratórios (n = 10); comunicação clínica e soft skills (n = 9); procedimentos invasivos e acesso vascular (n = 9); emergências pediátricas, como sepse, convulsões e anafilaxia (n = 6); e reanimação cardiopulmonar (n = 4). Além disso, foram identificados diversos cenários clínicos específicos, cada um abordado por apenas um estudo. Conclusão: Os conteúdos mais recorrentes envolvem habilidades técnicas em situações críticas e competências comunicacionais. A diversidade temática reforça o valor da simulação como estratégia educativa ampla, segura e adaptada ao cuidado pediátrico. Palavras-chave: Simulação em pediatria; Educação baseada em simulação; Educação médica; Cenários de simulação.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSimulação em pediatriapt_BR
dc.subjectEducação baseada em simulaçãopt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectCenários de simulaçãopt_BR
dc.titleConteúdos mais frequentes no treinamento com uso de simulação em pediatria: uma revisão sistemática brevept_BR
dc.typeOtherpt_BR
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